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Área do Aluno

Abono de Faltas

 

ATESTADO MÉDICO NÃO ABONA FALTA. 

 

Em caso de atestado médico, orientamos a conversar com o professor para justificar a sua ausência e para que ele possa te passar o conteúdo da aula que você perdeu. Estes casos são tratados de maneira “informal” entre professor e aluno.

 

De acordo com Art. 72 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação, o abono de faltas está previsto nos casos descritos a seguir, mediante apresentação de documentos comprobatórios ao docente responsável pela disciplina, num prazo de 15 (quinze) dias após a ocorrência, durante a vigência do período letivo.

I – exercício de representação estudantil nos órgãos colegiados, durante os horários das reuniões;

II – convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei;

III – falecimento do cônjuge, filho, inclusive natimorto, pais, irmãos e avós até 03 (três) dias;

IV – falecimento de padrasto, madrasta, sogros e cunhados até 02 (dois) dias.

V – exercício de representação estudantil em competições de atividades extracurriculares de caráter interdisciplinar sob os seguintes critérios:

a) os pedidos de dispensa devem ser solicitados com até 15 dias de antecedência à coordenação do curso do aluno;

b) limitado a 1 (uma) avaliação por disciplina por semestre;

c) o período máximo de abono será de até 5 dias para competições nacionais ou regionais e até 10 dias para competições internacionais;

d) a critério do docente, desde que constante do Plano de Desenvolvimento da Disciplina, o exame final pode substituir a avaliação aplicada no dia da falta abonada.

Nos casos previstos nos incisos I ao IV, o aluno terá direito a uma nova avaliação a ser agendada com o professor responsável pela disciplina, caso ocorra prova ou exame no dia da falta abonada.

 

Procedimentos

 

Preencher o formulário de Solicitação de Abono de Faltas com as indicações solicitadas, tais como, quais as disciplinas afetadas (código e nome do docente) e o período do afastamento, fazendo upload dos documentos que comprovem o seu caso.

Estudante Especial na Graduação da FEEC

 

Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Graduação da Unicamp, recebe autorização das Coordenadorias de curso para se matricular em uma ou mais disciplinas isoladas em um determinado período letivo.

Para se candidatar a disciplinas da Graduação é necessário que o candidato tenha concluído um curso reconhecido de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil ou Exterior ou esteja regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES).

Datas Importantes – 2º semestre de 2023

Pré-inscrição na Unidade de Ensino (ver “procedimentos” abaixo) – Informações sobre pré-inscrição nas Unidades de Ensino (clique aqui) – Pós-graduaçãoDe 01/06/2023 a 07/06/2023
Divulgação do Caderno de Horários da Graduação para 2º semestre de 2023Dia 21/06/2023
Divulgação do Caderno de Horários da Pós-graduação para 2º semestre de 2023Dia 23/06/2023
Preenchimento da Ficha de Inscrição GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO – Sistema de Inscrição para Estudante EspecialDe 03/07/2023 a 01/08/2023
Divulgação do Resultado GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃODia 04/08/2023

 

Mesmo que o candidato a Estudante Especial tenha feito algum tipo de pré-inscrição na Unidade de seu interesse, incluindo acesso a sistemas próprios de cada Unidade de Ensino, é obrigatório o preenchimento da ficha de Inscrição no sistema Sistema de Inscrição para Estudante Especial

Aluno Especial de Graduação na Pós-graduação

 

Pré-Inscrição DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ACOMPANHAM a Pós-Graduação – FEEC

 

ETAPAS OBRIGATÓRIAS1º Semestre – 20232º Semestre – 2023
Pré-Inscrição FEEC07/11/2022 a 12/02/202323/06 a 12/07/2023
Inscrição DAC   –   Tutorial DAC12/12/2022 a 07/03/202303/07/2023 a 01/08/2023
Resultado Pré-Inscrição 01/03/202326/07/2023
Divulgação do Relatório de Matrícula DAC10/03/202304/08/2023
Início das aulas02/03/202331/07/2023

 

Atenção: Caso o candidato não preencha ficha de inscrição no Sistema de Inscrição para Estudante Especial, ainda que seja aprovado no processo de seleção da Unidade, a matrícula na(s) disciplina(s) solicitada(s) não será efetivada, devendo realizar a inscrição em semestre posterior. 

 

Etapas Obrigatórias – Ingresso

1. Pré-Inscrição da Pós-Graduação – FEEC (ETAPA OBRIGATÓRIA) – CLIQUE AQUI

ATENÇÃO: O formulário constará somente disciplinas que serão ofertadas ao estudante especial.

Os alunos de graduação da FEEC poderão optar por até quatro disciplinas na pré-inscrição. Os demais candidatos poderão optar por até duas disciplinas na pré-inscrição.

Observações:
Alunos de graduação da FEEC poderão optar por até quatro disciplinas na pré-inscrição.
Demais alunos poderão optar por até duas disciplinas na pré-inscrição.

 

2. Inscrição como Estudante Especial no SIGA. (Tutorial Inscrição – DAC) – ETAPA OBRIGATÓRIA

 

Candidatos Aceitos / Matrícula

O resultado da seleção será publicada no site. Não enviaremos e-mail sobre o resultado.

Caso o candidato não conste da lista de aceitos, deverá procurar pelo docente responsável pela disciplina.

matrícula será efetivada automaticamente pela Coordenação de Pós-Graduação somente para aos alunos aceitos que cumpriram ambas etapas (Pré-Inscrição e Inscrição SIGA) e cuja ficha de inscrição no SIGA tenha como status “completa”. Não é possível efetivar matrícula para fichas incompletas.

É responsabilidade do Estudante Especial conferir o seu Relatório Final de Matrícula, disponível no período estipulado no calendário da Diretoria Acadêmica (Divulgação do Resultado PÓS-GRADUAÇÃO). NÃO EFETUAREMOS MATRÍCULA FORA DE PRAZO!

 

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Aproveitamento de Estudos

 

É a dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da Coordenadoria do curso em casos em que o estudante já cursou previamente o conteúdo, parcial ou total, da disciplina na Unicamp ou em outra Instituição. O aproveitamento só pode ser concedido quando há equivalência do conteúdo programático da disciplina cursada anteriormente em relação à disciplina do atual Currículo Pleno a ser cumprido pelo estudante.

As disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas na Unicamp anteriormente ao ingresso atual, que contenham códigos semelhantes ou sejam equivalentes conforme a Tabela de Continência/Equivalência, são automaticamente reconhecidas pelo sistema da Diretoria Acadêmica (DAC), no ato da primeira matrícula, sendo utilizadas para o cumprimento do atual Currículo Pleno do estudante. O não aproveitamento de disciplinas eletivas poderá ser solicitado pelo estudante junto à DAC.

Em caso de disciplinas da Unicamp que não possuam declaração formal de equivalência, o pedido deverá ser enviado à Secretaria responsável pela(s) disciplina(s) até o final do semestre de ingresso. Tal pedido deverá ser julgado pelas Coordenadorias de Graduação responsáveis pelas disciplinas envolvidas e responsáveis pelo curso do estudante.

 

Procedimentos

 

Acessar o Sistema  de Aproveitamento de Estudos da FEEC, informar os dados necessários solicitados e fazer o upload dos arquivos obrigatórios a saber:

– Formulário de Aproveitamento de Estudos conforme a sua situação:

Formulário de Aproveitamentos de Estudos – Disciplinas anteriormente cursadas em outras IES e Pós-Graduação Unicamp

Formulário de Aproveitamentos de Estudos – Disciplinas anteriormente cursadas na Unicamp Nível Graduação

– Histórico Escolar

– Conteúdo Programático das disciplinas

Importante:

Todos os documentos relacionados à análise do aproveitamento de estudos deverão estar autenticados pela IES de origem (na versão tradicional impressa com assinatura (documento digitalizado) ou digital com código de autenticação) . Não serão aceitos documentos emitidos via internet sem a autenticação eletrônica.

 

Prazos

 

  • Ingressantes: até o final do semestre de ingresso.
  • Veteranos: até o final do semestre seguinte em que a disciplina de origem foi cursada.
  • Intercambistas: até o final do semestre subsequente ao retorno à Unicamp.

 

Atenção: Solicitações fora do prazo estipulados acima não serão aceitas, ainda que sejam assinadas pela Coordenação do curso, por estarem em desacordo com o Regimento Geral da Graduação

Disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou Pós-Graduação na Unicamp

 

Preencher o Formulário de Aproveitamentos de Estudos – Disciplinas anteriormente cursadas em outras IES ou Pós-Graduação na Unicamp e gerar arquivo em pdf.

Importante: O nome/código da disciplina informado no formulário tem que ser idêntico ao histórico escolar enviado. O estudante deverá gerar um arquivo PDF para cada secretaria da unidade solicitada, tomando o cuidado para não solicitar disciplinas oferecidas por diferentes Unidades em um mesmo formulário.

Para disciplinas cursadas em outras IES:

  • Apresentar o Histórico Escolar emitido pela IES de origem, no qual deverá conter:
    • pelo menos dois dados de identificação como: data de nascimento, RG, CPF ou nome da mãe;
    • Portaria de reconhecimento do curso (ou anexar documento complementar emitido pela instituição de ensino com a indicação da respectiva Portaria);
    • forma de ingresso;
    • carga horária por disciplina;
    • critério de aprovação da disciplina; e,
    • código de autenticidade ou carimbo e assinatura da Secretaria.

As informações de decreto de reconhecimento e forma de ingresso podem ser comprovadas por declaração assinada pela IES de origem com carimbo e em papel timbrado.

No caso de constar disciplina AE (Aproveitamento de Estudos) deverá ser apresentado o histórico escolar da instituição de ensino superior, na qual a disciplina foi cursada.

No caso de disciplinas cursadas em programas de intercâmbio em universidades estrangeiras que não possuem todas as informações citadas nos itens acima, será necessária a emissão de uma declaração pelo aluno, cuja conferência e aceitação ficará a cargo do coordenador que analisará a documentação.

  • Apresentar o Programa da(s) Disciplina(s) de origem, no qual deverá conter:
    • nome/código da disciplina idêntica ao histórico escolar. Caso a informação seja distinta entre os documentos deverá anexar documento complementar emitido pela instituição de ensino que registre a alteração desse nome/código; e,
    • código de autenticidade ou carimbo e assinatura da Secretaria.
    • No caso de constar disciplina AE (Aproveitamento de Estudos) deverá ser apresentado o(s) programa(s) da instituição de ensino superior, na qual a disciplina foi cursada.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Para disciplinas cursadas como Estudante Especial na Pós-Graduação da Unicamp:

  • Certificado de Estudos de Estudante Especial do nível de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Disciplinas cursadas na Unicamp nível Graduação

 

Para equivalência entre disciplinas Unicamp é obrigatório o aluno ser submetido a exame para aprovação (Regimento Geral de Graduação art.62 §6º).

 

Preencher o Formulário de Aproveitamento de Estudos – Disciplinas cursadas anteriormente na Unicamp nível Graduação e gerar arquivo em pdf.

 

Importante: O estudante deverá gerar um arquivo PDF para cada secretaria da unidade solicitada, tomando o cuidado para não solicitar disciplinas oferecidas por diferentes Unidades em um mesmo formulário.

Avaliações

 

 

Avaliação Docente

 

em construção

Avaliação e Discussão dos Cursos de Graduação

 

Dia: 24/05/2023 (quarta-feira)

 

À Comunidade da FEEC,

Convidamos toda a comunidade da FEEC a participar das Reuniões de Avaliação e Discussão dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação, a serem realizadas nos seguintes horários e locais:

 

Engenharia de Computação (Curso 34: Modalidades AX / AA / AB)
Horário: 
14h00 às 16h00
Local: 
Sala FE02 – Prédio da FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

 

Engenharia Elétrica (Cursos 11 e 41)
Horário: 
18h00 às 20h00
Local: 
Sala FE02 – Prédio da FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

De acordo com o calendário escolar da DAC, não haverá aula e as atividades serão voltadas à avaliação dos cursos nas Unidades de origem e nas Unidades que oferecem disciplinas de serviço, de forma complementar, em horários não coincidentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSO

2o Semestre de 2020

Data: 25/11/2020 (quarta-feira)

 

Engenharia de Computação (34)
Horário: 14h – Link: https://meet.google.com/ghd-eics-uzr

Engenharia Elétrica Integral (11) e Noturno (41)
Horário: 17h – Link  https://meet.jit.si/reuniao-de-avaliacao-de-curso-ee – senha:  cabs123


1o Semestre de 2020

Data: 20/05/2020 (quarta-feira)

Engenharia de Computação (34)
Horário: 14h

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/fmc-izeu-gvx

Engenharia Elétrica Integral (11) e Noturno (41)
Horário: 18h30


2o Semestre de 2019

Data: 04/10/2019 (sexta-feira)

Engenharia de Computação (34)
Horário: 14h
Local: FE02

Engenharia Elétrica Integral (11) e Noturno (41)
Horário: 18h30
Local: FE02


1o Semestre de 2019

Data: 21/05/2019 (terça-feira)

Engenharia de Computação (34)
Horário: 14h
Local: FE02

Engenharia Elétrica Integral (11) e Noturno (41)
Horário: 18h30
Local: FE02


2o Semestre de 2018

Data: 09/10/2018 (terça-feira)

Engenharia de Computação (34)
Horário: 14 às 16 horas
Local: FE03

Engenharia Elétrica Integral (11)
Horário: 16 às 18 horas
Local: FE03

Engenharia Elétrica Noturno (41)
Horário: 19 às 21 horas
Local: FE03

 

Atas de Avaliação de Cursos

Engenharia Elétrica

1o Semestre de 2019

2o Semestre de 2017

2o Semestre de 2016 (Integral Noturno)

1o Semestre de 2016 (Integral Noturno)

1º Semestre de 2014

2º Semestre de 2010

 

Engenharia de Computação

1o Semestre de 2019

1o Semestre de 2018

2o Semestre de 2017

1o. Semestre de 2017

2o Semestre de 2016

1o Semestre de 2016

1º Semestre de 2012

2º Semestre de 2011

1º Semestre de 2011

Cartões Universitários

Listas atualizadas em 13/09/2023

 

Lista – Engenharia Elétrica (11,41)

Lista – Engenharia de Computação (34)

 

Bilhete Único Universitário – Transurc

Procedimentos

Catálogo

Engenharia Elétrica – Integral

 

Página do Curso

Currículo Pleno

Proposta de Currículo

 

Engenharia Elétrica – Noturno

 

Página do Curso

Currículo Pleno

Proposta de Currículo

 

Engenharia de Computação – Integral

 

Página do Curso

Currículo Pleno

Proposta de Currículo

 

Certificado de Estudos

 

Os Certificados de Estudos são oferecidos aos alunos regulares de graduação da Unicamp, desde que sejam cumpridos os requisitos exigidos, e visam a possibilidade de conclusão de um conjunto de disciplinas integrantes de ramos específicos de conhecimento da engenharia elétrica e da engenharia de computação.

Cada Certificado de Estudos oferecido pela FEEC tem um professor tutor responsável. A FEEC oferecerá os Certificados de Estudo com os respectivos públicos alvos, professores tutores, objetivos, temas e conjuntos de disciplinas descritos a seguir.

Obs.: Quando o estudante for utilizar os créditos relativos às atividades de Estágio, Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão de Curso, deverá encaminhar ao Tutor do Certificado de Estudos o respectivo Relatório para análise.

 

Procedimentos

 

Para solicitar o Certificado de Estudos, o estudante deve protocolar seu pedido pelo sistema e-DAC, utilizando o assunto “Certificado de Estudos” e citando, no campo de texto, o nome do certificado, o catalogo do qual o certificado faz parte(curso/ano) e as disciplinas foram cursadas para este fim.

Caso seja necessário, a Diretoria Acadêmica(DAC) irá solicitar que a Coordenadoria de Graduação responsável emita um ofício, validando o cumprimento das exigidas.

Constatando o cumprimento das exigências, a DAC emitirá o Certificado e avisará quando o mesmo estiver disponível para a retirada.

1 – Fundamentos da Engenharia de Computação – Tutor: Prof. José Mario De Martino

Sugerido para os alunos dos cursos 11 e 41

Objetivo: oferecer aos alunos de engenharia elétrica (cursos 11 e 41) a oportunidade de complementar seus estudos em fundamentos da engenharia de computação.

O candidato deverá obter um total de 18 (dezoito) créditos dentre as disciplinas dos grupos 1 e 2 a seguir.

Grupo 1: obter 12 créditos dentre as disciplinas EA072, EA074, EA872, EA960, EA975, EA976 e EA979.

Grupo 2: convalidar no máximo 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão validados quando o tema da disciplina estiver relacionado com a área de Engenharia de Computação e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Fundamentos da Engenharia de Computação.

2 – Fundamentos da Engenharia Elétrica – Tutor: Prof. Leonardo de Souza Mendes

Sugerido para os alunos do curso 34-hab. AB

Objetivo: Os conjuntos de disciplinas deste certificado têm como objetivo oferecer aos alunos de Engenharia de Computação (curso 34), habilitação AB (Sistemas e Processos Industriais), a oportunidade de complementar seus estudos em alguns fundamentos de Engenharia Elétrica.

O candidato deverá obter um total de 18 (dezoito) créditos dentre as disciplinas dos grupos 1 e 2 a seguir.

Grupo 1: obter no mínimo 12 créditos nas seguintes disciplinas: EA 611, ET 520, ET 620 e ET 720.

Grupo 2: convalidar 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão validados quando o tema da disciplina estiver relacionado com a área de Energia Elétrica e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do estudante interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas na Unicamp e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Engenharia Elétrica.

3 – Engenharia de Som – Tutor: Prof. Bruno Sanches Masiero

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: propiciar ao estudante de graduação a oportunidade de interação com pesquisadores e o aprendizado de tópicos relevantes para a  solução de problemas na área de Engenharia de Som. Espera-se que o aluno desenvolva este conjunto de habilidades através do cumprimento dos créditos do certificado.

As disciplinas EE838 ou EE840 visam dar ao aluno uma visão abrangente da área e as disciplinas EG938 e EG940 (que podem ser cursadas junto a disciplinas de pós-graduação) almejam capacitá-lo a resolver problemas técnicos específicos da Engenharia de Som.

As disciplinas do grupo (4) discriminadas abaixo, permitirão que o estudante seja capaz de interagir com outras áreas do conhecimento que se relacionam com a Engenharia de Som e de conduzir um trabalho técnico ou científico na área em questão.

O certificado de estudos favorece a realização de pós-graduação na área, uma vez que qualifica o estudante para o trabalho científico em Engenharia de Som e permite que disciplinas de pós-graduação sejam cursadas simultaneamente às disciplinas EGxxx (estas disciplinas podem ser convalidadas posteriormente caso haja continuidade dos estudos em nível de pós-graduação).

O candidato deverá obter 20 créditos em disciplinas, distribuídas nos 5 grupos a seguir:

Grupo 1:  obter no mínimo 2 créditos entre as disciplinas EE838 e EE840;

Grupo 2:  obter no mínimo 4 créditos entre as disciplinas EG938 e EE938

Grupo 3:  obter no mínimo 4 créditos entre as disciplinas EG940 e EE940

Grupo 4: obter no mínimo 4 créditos entre as disciplinas: CV908, HL221, HL321, HL341, EM607, EM862, CS200, CS300, qualquer disciplina do tipo MUxxx ou qualquer disciplina do tipo MPxxx.

Grupo 5: Convalidar ao menos 6 créditos entre as disciplinas EA006, EE015, EE016 e EE017 (ou disciplinas equivalentes de estágio, iniciação científica ou TCC ofertada por outras faculdades).

Os créditos serão convalidados somente se o tema das disciplinas for diretamente relacionado à área de Engenharia de Som, mediante parecer favorável do tutor.

Opcionalmente, para o item (4), poderão ser consideradas outras disciplinas, desde que seu conteúdo tenha comprovada relevância para a área de Engenharia de Som, mediante justificativa do aluno e parecer favorável do tutor.

4 – Telecomunicações e Telemática – Tutor: Prof. Paulo Cardieri

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: oferecer aos alunos de engenharia elétrica (cursos 11 e 41) e de engenharia de computação (curso 34) uma complementação de seus estudos na área de Telecomunicações e Telemática. A convergência entre Televisão, Computação e Telecomunicações deverá levar ao surgimento de grandes redes integradas, interativas e inteligentes, capazes de viabilizar a oferta de inúmeros serviços novos em quase todas as áreas de atividade, como o comércio, a medicina, a engenharia, a educação, o entretenimento etc. Essa perspectiva faz das Telecomunicações uma das áreas mais dinâmicas da economia deste começo de século, na medida em que de sua evolução depende o crescimento da produtividade dos setores mais ativos da nossa sociedade, bem como o seu diálogo e participação na economia mundial, e o acesso às fontes de cultura e tecnologia do mundo globalizado. Esta evolução, por sua vez, está baseada numa plêiade de novas técnicas, que deverão ser desenvolvidas para as Comunicações via Cabo, Comunicações Ópticas e Comunicações sem Fio. A otimização destas técnicas coloca novos problemas no âmbito da Teoria das Comunicações, da Teoria de Informação, e do Processamento de Sinais. Sua implementação induz e se respalda no advento de novas tecnologias nas áreas de optoeletrônica, fotônica e microeletrônica. Diante desse quadro, é fundamental que este novo contexto tecnológico, que compreende novas tecnologias, novas infraestruturas, novos serviços, e até novos mercados, seja bem dominado pelos profissionais de engenharia que pretendem atuar no setor de Telecomunicações e Telemática.

O candidato deverá obter um total de 24 (vinte e quatro) créditos dentre todas as disciplinas dos grupos 1 e 2 a seguir.

Grupo 1: EG913 ou EE071; EG844 ou EG970 ou EA074; EG912; EG962 EG961 ou EG972 ou EE082; EE083; EG959 ou EG960 ou EE084; EG918 ou EE085; EG933 ou EE089; EE090; EE900; EG950 ou EE903; EG901 ou EG907 ou EG908 ou EE904 ou EG906; EE981.

Grupo 2: Convalidar no máximo 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão convalidados quando o tema da disciplina estiver relacionado com a área de Telecomunicações e Telemática e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Telecomunicações e Telemática.

5 – Sistemas de Energia Elétrica – Tutor: Profª Maria Cristina Dias Tavares

Sugerido para os alunos dos cursos 11 e 41

Objetivo: análise do planejamento e da operação de sistemas elétricos de potência. Seu objetivo principal é formar profissionais de alto nível que possam contribuir de maneira efetiva para a manutenção e desenvolvimento do setor elétrico.

O candidato deverá atender uma das seguintes opções:

Grupo 1: Obter pelo menos 18 créditos dentre as disciplinas EG600, EG601, EG602, EG603, EG604, EG005, EG614, EG615, EG616, EG620, EG640, EG651 e EG652.

Grupo 2: Obter pelo menos 12 créditos dentre as disciplinas EG600, EG601, EG602, EG603, EG604, EG005, EG614, EG615, EG616, EG620, EG640, EG651, EG652 e pelo menos uma disciplina dentre EA006, EE015, EE016, EE017

Os créditos correspondentes somente serão validados se o tema da disciplina estiver especificamente relacionado com a área de Sistemas de Energia Elétrica e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Sistemas de Energia Elétrica.

6 – Engenharia Biomédica – Tutor: Prof. Antônio Augusto Fasolo Quevedo

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: propiciar ao estudante de graduação a oportunidade de interação com pesquisadores e o aprendizado de tópicos relevantes na solução de problemas típicos dos diversos ramos específicos de conhecimento (Engenharia Médica e Biológica, Bioengenharia, Engenharia de Reabilitação e Engenharia Clínica) da área de Engenharia Biomédica. Espera-se que o aluno obtenha inicialmente uma visão geral da área, com informações específicas sobre tópicos que irão possibilitar maior facilidade para decisão a respeito da continuidade ou não na área. Esta visão deverá ser obtida cursando-se a disciplina EA997, única obrigatória, qualquer que seja a sub-área escolhida ou pretendida. Para algumas das sub-áreas a disciplina EA097 deverá suprir conhecimentos básicos e específicos sobre sistemas biológicos, incluindo experimentação fisiológica em aulas de laboratório. Já as demais disciplinas (equivalentes às de pós-graduação na Área de Concentração de Engenharia Biomédica) suprirão os conceitos básicos fundamentais de cada uma das sub-áreas. O estudante interessado em obter o Certificado de Estudos em Engenharia Biomédica terá ainda a oportunidade de cursar concomitantemente estas mesmas disciplinas na pós-graduação, que poderão ser incorporadas no seu currículo de mestre ou doutor, caso deseje continuar os estudos. A FEEC considera a realização do Certificado de Estudos em Engenharia Biomédica uma oportunidade de manter na UNICAMP estudantes com interesse pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia Biomédica que, ingressando na pós-graduação, poderão concluir os trabalhos de mestrado e doutorado em prazos até inferiores aos exigidos, contribuindo para a formação de doutores em tempo reduzido, sem perda de qualidade.

O candidato deverá obter um mínimo de 18 (dezoito) créditos com uma distribuição por grupos de disciplinas a seguir:

Grupo 1: Obter 4 créditos na disciplina obrigatória EA997;

Grupo 2: Obter pelo menos 8 créditos dentre as disciplinas EA097, EG743, EG744, EG787, EG747, EG748, EG749, EG750, EG751, EG742.

Grupo 2: Convalidar no máximo 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Alternativamente o aluno poderá substituir estes 6 créditos por duas outras disciplinas quaisquer adicionais da relação acima.

Os créditos correspondentes somente serão convalidados quando o tema da disciplina estiver relacionado com a área de Engenharia Biomédica e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas nos grupos 2 ou 3, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Engenharia Biomédica.

7 – Sistemas de Controle – Tutor: Prof. Paulo Augusto Valente Ferreira

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34-Hab. AB

Objetivo: propiciar aos alunos uma visão abrangente da área e o domínio das principais técnicas de modelagem, análise e projeto de sistemas de controle lineares e não lineares. A área de Sistemas de Controle compreende um conjunto sólido de ferramentas de diversas áreas da matemática, que se combina com o entendimento da física e da modelagem dos sistemas. Sua relevância extrapola a área específica de Engenharia Elétrica, compreendendo metodologias relevantes às mais diversas áreas das ciências e do conhecimento. Ela é uma área que apresenta grande atividade e desenvolvimento acelerado, tanto do ponto de vista da introdução de novas ferramentas de software para modelagem, análise e projeto de sistemas, quanto do ponto de vista do hardware, no que diz respeito às inovações tecnológicas para a fabricação de sensores, atuadores e controladores, aplicando-se a processos industriais críticos do ponto de vista de desempenho e de segurança. Dá-lhe suporte o vigoroso desenvolvimento de suas bases teóricas, produzido nos meios acadêmicos e nos institutos de pesquisa. Desde sua criação até atingir a estrutura atual, a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP tem na área de Sistemas de Controle uma das suas principais ênfases. Em função dos avanços tecnológicos verificados nesta área e da necessidade crescente por automação de processos, justifica-se a ênfase do Certificado de Estudos em Sistemas de Controle pela importância atribuída pela FEEC à área e principalmente, pela efetiva demanda do mercado por profissionais qualificados para atuarem em controle e automação de sistemas.

O candidato deverá obter um mínimo de 16 (dezesseis) créditos por grupos de disciplinas a seguir:

Grupo 1: Obter 4 (quatro) créditos dentre as disciplinas EG436 e EG888.

Grupo 2: Obter pelo menos 8 créditos dentre as disciplinas EG435, EG400, EG432, EG451, EG456, EG444, EG539, EG433, EG434, EG404, EG431, EG403, EG486, EG409, EG663.

Grupo 3: Obter no máximo 8 (oito) créditos dentre as disciplinas EG425, EG443, EG405, EG881, EG882, EG453, EG560, EG562, EG461, EG468, EG950, EG105.

Grupo 4: Convalidar no máximo 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão convalidados quando o tema da disciplina estiver relacionado com o setor específico de conhecimento Sistemas de Controle e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas nos grupos B, C, e D, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Sistemas de Controle.

8 – Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores – Tutor: Prof. Christian Rodolfo Esteve Rothenberg

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: oferecer aos alunos de graduação uma formação voltada para o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas computacionais distribuídos. O desenvolvimento de tais sistemas exige sólidos conhecimentos de sua principal infraestrutura de suporte, as redes de computadores. O certificado de estudos capacita o aluno a desenvolver aplicações distribuídas seguras voltadas para domínios específicos como controle e automação, energia, transportes, bem como aplicações voltadas para o controle e operação da própria rede de comunicação. O elenco de disciplinas associadas ao certificado de estudos explora as recentes tendências na área de sistemas distribuídos e redes de computadores, por exemplo, a convergência de redes e serviços em direção à Internet, a mobilidade e a comunicação multimídia propiciada pelas redes sem fio e redes de alto desempenho, e os recentes padrões, tecnologias e produtos empregados no desenvolvimento de sistemas distribuídos seguros.

O candidato deverá obter um mínimo de 20 (vinte) créditos com uma distribuição por grupos de disciplinas a seguir.

Grupo 1: No máximo 6 (seis) créditos dentre as disciplinas EA872, EA074, EA082.

Grupo 2: Obter qualquer quantidade créditos dentre as disciplinas EG844 EG847 EG803 EG811 EG812 EG560.

Grupo 3: Convalidar no máximo 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão convalidados quando o tema da disciplina estiver relacionado com o setor específico de conhecimento Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores.

9 – Automação e Sistemas Inteligentes – Tutor: Prof. Ricardo Ribeiro Gudwin

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: oferecer aos alunos uma formação adequada às demandas atuais das empresas voltadas para o desenvolvimento de sistemas inteligentes e sistemas de automação inteligente. A área dos Sistemas Inteligentes vem apresentando nos últimos anos um desenvolvimento significativo, principalmente com o progresso obtido a partir de técnicas tais como os sistemas e lógica “fuzzy”, as redes neurais, os algoritmos genéticos e outros tipos de sistemas evolutivos. Conjuntamente com técnicas tradicionais, de inteligência artificial e tecnologias de agentes, as metodologias vêm proporcionando o desenvolvimento de sistemas que contribuem para a solução eficaz de problemas complexos de engenharia, particularmente no contexto de automação. Portanto o conhecimento e o domínio destas metodologias são fundamentais para que os engenheiros envolvidos com o desenvolvimento de sistemas computacionais em automação possam acompanhar as evoluções que ocorrem no mundo da informática, industrial e comercial.

O candidato deverá obter aprovação em um conjunto de disciplinas cuja distribuição por grupos está especificada abaixo.

Grupo 1: Obter aprovação em EA072.

Grupo 2: Obter aprovação em 3 disciplinas dentre: EG504, EG505, EG509, EG513, EG453, EG507, EG560, EG461 e EG562

Grupo 3: Obter aprovação em 2 disciplinas dentre EG504, EG505, EG509, EG513, EG453, EG507, EG560, EG461 e EG562 e uma disciplina dentre EG444, EG545, EG546, EG539, EG538, EG503, EG550, EG451, EG565, EG567, EG578, EG514, EG515 e EG085.

Grupo 4: Convalidar 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão convalidados quando o tema da disciplina estiver relacionado com o setor específico de conhecimento Automação e Sistemas Inteligentes e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do estudante interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas nos grupos 2 ou 3, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Automação e Sistemas Inteligentes.

10 – Otimização de Sistemas – Tutor: Prof. Takaaki Ohishi.

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: proporcionar aos estudantes uma formação básica em otimização de sistemas e suas interações em processos de decisão e gestão de recursos. Pesquisa operacional envolve o desenvolvimento de métodos científicos para analisar sistemas complexos e tomar decisões. O papel desta disciplina tem se tornado cada vez mais importante com a crescente complexidade e incerteza no século 21: a economia eletrônica requer decisões operacionais e táticas mais rápidas e melhores; globalização, telecomunicações e internet definem novas relações entre clientes, fornecedores, parceiros e competidores. Tradicionalmente, pesquisa operacional tem desempenhado papel importante nas áreas de projeto, planejamento, e operação de cadeias ou redes de suprimento. No entanto, sua aplicação tem se estendido rapidamente para uma grande variedade de áreas tais como: agricultura, finanças, medicina, marketing, recursos naturais, energéticos e ambientais, e políticas no setor público, envolvendo serviços de saúde, educação, saúde pública, justiça criminal, serviços urbanos segurança pública.  Três requisitos são necessários para a utilização da pesquisa operacional. O primeiro envolve a compreensão de características e atributos de um sistema complexo e a habilidade de abstrair e traduzir os pontos mais importantes em um modelo matemático ou de simulação. O segundo consiste na habilidade para desenvolver métodos de resolução para os modelos e utilizar pacotes comerciais com conhecimento sobre os métodos utilizados nestes. O terceiro envolve a comunicação com clientes para compreender o problema e explicar resultados não intuitivos, mas importantes, gerados pela aplicação de pesquisa operacional.

Em particular, na FEEC a aplicação de técnicas de otimização é bastante difundida, com aplicações nas áreas de Energia Elétrica, Telecomunicações e Telemática, Controle e Automação, Logística e Engenharia de Computação.

O Certificado de Estudos em Otimização de Sistemas é composto de um conjunto de disciplinas que tratam de técnicas de otimização (Programação Linear, Programação Não Linear e Programação Inteira e Combinatória), de métodos heurísticos, e de disciplinas de aplicação dos modelos de otimização em Sistemas de Produção e em operação de Sistemas de Energia Elétrica.

O candidato deverá obter um mínimo de 18 (dezoito) créditos com uma distribuição por grupos de disciplinas a seguir.

Grupo 1: Obter 18 créditos dentre as disciplinas EA954, EA043, EA052, EG425, EG443, EG881, EG882, EG486 e EG411.

Grupo 2: Convalidar no máximo 6 créditos nas disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão convalidados quando o tema da disciplina estiver relacionado com o setor específico de conhecimento Otimização de Sistemas e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Otimização de Sistemas.

11 – Técnicas de Projeto de Sistemas Embarcados – Tutor: Prof. Rafael Ferrari

Sugerido para os alunos dos cursos 11, 41 e 34

Objetivo: capacitar os alunos de graduação a utilizar em seus projetos as técnicas que possibilitaram o acelerado progresso na indústria de sistemas embutidos.  Os cursos enfatizam três aspectos do projeto: projeto de hardware dedicado, projeto de software a ser executado em processadores disponíveis no mercado e projeto do sistema completo. Durante as duas últimas décadas, as técnicas de projeto de computadores e circuitos dedicados passaram por marcantes transformações, impulsionadas por avanços tecnológicos e inovações estruturais. Os avanços tecnológicos foram responsáveis pela produção em massa de circuitos integrados e pelo aumento de 60% a 80% ao ano no número de transistores por circuito.  Entre as inovações estruturais, podemos citar a introdução do modelo unidade de controle–datapath, das ferramentas de projeto no nível de registro e dos processadores RISC.  Essas inovações vêm possibilitando os aumentos no desempenho de processamento entre 30% e 50% a.a., conforme divulgado por ocasião do lançamento no mercado dos novos processadores. Os projetistas de novos dispositivos procuram satisfazer especificações de projeto que incluem funcionalidade, performance, dimensões físicas, potência dissipada e duração da bateria utilizando módulos em hardware e software. A escolha de um processador implica na seleção de um conjunto de instruções adequado para uma aplicação, com o uso de critérios quantitativos para comparação entre vários conjuntos.  Além disto, técnicas de organização, que incluem hierarquia de memória (cache, memória principal, disco), estruturas pipeline, organização de dispositivos de entrada/saída e núcleos multiprocessadores, podem ser importantes para a performance do sistema.  As técnicas de projeto de hardware cobrem o projeto no nível de registro (RTL), abordando especificação em linguagens de descrição de hardware e técnicas para escalonamento de atividades, aumento de desempenho e redução de custo.  Essas técnicas são geralmente aplicadas através de ferramentas de CAD, sendo a simulação o recurso mais comum para eliminar erros de projeto.

O candidato deverá obter aprovação em um conjunto de disciplinas cuja distribuição por grupos está especificada abaixo.

Grupo 1: Obter 12 créditos dentre as disciplinas: EA960, EG841, EG842, EG864, EG808 e EG809.

Grupo 2: Obter no mínimo 6 créditos entre as disciplinas EA006, EE015 ou EE016.

Os créditos destas disciplinas somente serão contabilizados se o estágio ou projeto de iniciação científica contribuir para o conhecimento do aluno a respeito do tema deste certificado, ou seja, técnicas para o projeto de sistemas embarcados. Podem também ser incluídos créditos referentes a outras disciplinas oferecidas na graduação ou na pós-graduação referentes ao tema deste certificado.

Os créditos correspondentes somente serão contabilizados após parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Técnicas de projeto de sistemas embarcados.

12 – Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica – Tutor: Prof. José Alexandre Diniz

Sugerido para os alunos dos cursos 11 e 41

Objetivo: oferecer aos alunos de graduação um elenco de disciplinas para compor uma formação em Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica. A área de Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica é muito dinâmica e de elevado conteúdo tecnológico. A concepção de tecnologia de fabricação de componentes eletrônicos ou ópticos integrados é uma área de atuação de engenheiros com alta demanda de profissionais nos âmbitos nacional e internacional. A área de fabricação de componentes eletrônicos permeia praticamente todos os campos da Eletrônica, Informática e Telecomunicações. É uma área econômica essencial em qualquer país e fundamental para o desenvolvimento. O conjunto das disciplinas deste certificado permite ao aluno ter um conhecimento especial nas áreas de Projetos e Processos em Microeletrônica, os fundamentos de dispositivos semicondutores, ferramentas automáticas para o projeto de circuitos eletrônicos –EDA- Electronic Design Automation. Ainda, nas disciplinas disponíveis é possível direcionar os estudos para Projeto de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais ou, Processos e Materiais em Microeletrônica, para a Modelagem e Simulação de Processos e Dispositivos ou Tecnologias especiais de Microeletrônica. O conjunto de disciplinas contempla desde a formação básica nas áreas indicadas até abordagens de recentes avanços tecnológicos como, por exemplo, a Nanoengenharia e Nanotecnologia.

O candidato deverá obter 18 créditos em um conjunto de disciplinas cuja distribuição por grupos está especificada abaixo.

Grupo 1: Obter 12 créditos dentre as disciplinas: EE941, EG733, EG023, EG024, EG910, EG911, EG924, EG925, EG935, EG915, EG921, EG934, EG923, EG914, EG808, EG809, EG908, EG922, EG928 e EG663.

Grupo 2: Obter no mínimo 6 créditos entre as disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Os créditos correspondentes somente serão validados quando o tema da disciplina estiver relacionado com a área de Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do aluno interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica.

13 – Aplicações de Energia Elétrica – Tutor: Prof. José Antenor Pomílio

Sugerido para os alunos dos cursos 11 e 41

Objetivo: proporcionar aos estudantes, na finalização de seu programa de graduação, um direcionamento em seus estudos para os conhecimentos científicos e as tecnologias atualizadas de extensa e intensa utilização no setor industrial ligado à Energia Elétrica. Este certificado se situa dentro da área de Energia Elétrica. Esta área é bastante abrangente e suas ramificações no setor industrial envolvem uma ampla base de conhecimentos científicos e de tecnologias de produtos, de processos e de gerenciamento de recursos. De um modo geral, podemos citar os equipamentos elétricos, eletrônicos e de controle para geração, transmissão, distribuição, conversão e consumo de energia elétrica e a base de conhecimentos e de tecnologias associadas.

O candidato deverá obter 18 créditos em um conjunto de disciplinas cuja distribuição por grupos está especificada abaixo.

Grupo 1: Obter 12 créditos dentre as disciplinas: EG612, EG605, EG606, EG622, EG632, EG625, EG626, EG644 e ET910.

Grupo 2: Obter no mínimo 6 créditos entre as disciplinas EA006, EE015, EE016 ou EE017.

Será considerada válida a atividade quando o tema desenvolvido estiver relacionado com a área de Engenharia Elétrica e mediante parecer favorável do tutor.

Observação: Por solicitação circunstanciada do estudante interessado, para efeito de totalização dos créditos necessários à obtenção deste Certificado de Estudo, o Tutor pode convalidar até 4 créditos em disciplinas cursadas e que não constem da relação de disciplinas elencadas, desde que o conteúdo esteja diretamente relacionado à área de Energia Elétrica.

Curricularização da Extensão

 

Dia 21/11

9h – Abertura

Centro de Convenções da Unicamp – CDC

Fórum : “Engenharia Popular e Extensão: Experiências e Práticas”

Contamos com a participação de todos(as)!

Lembrete: Somente com a participação PRESENCIAL haverá certificado.

 

 

Este Fórum faz parte das celebrações dos 20 anos dos Fóruns Permanentes da UNICAMP.

 

Será uma oportunidade de refletir sobre extensão e sua curricularização, bem como sobre o papel da engenharia popular na construção de uma universidade capaz de buscar a excelência acadêmica promovendo inclusão e transformação social.

 

A curricularização da extensão traz uma perspectiva de atuação essencial para construir uma universidade pública organicamente inserida nas múltiplas e complexas dimensões da realidade do Brasil, e, portanto, capaz de buscar o ideal da excelência acadêmica promovendo inclusão e transformação social. A engenharia popular tem um papel muito importante nesse processo, e o objetivo deste fórum é trazer discussões e reflexões sobre ideias e práticas a ela ligadas.

 

PROGRAMAÇÃO

21/11/2023 (terça-feira)

9h – Abertura

9h15 – Mesa 1 – “Agricultura e Meio Ambiente”

Maíra Silva |IG/UNICAMP

Nilson Antonio Modesto Arraes |FEAGRI/UNICAMP

11h às 11h30 – Coffee break

11h30 – 12:30 – Palestra: “Pensando o Engenheiro para o Brasil do Futuro”

Renato Peixoto Dagnino |IG/UNICAMP

12h30 às 14h – Almoço

14h – Mesa 2 – “Formação Tecnológica e Engenharia Popular”

Alexandre Zago Boava |Núcleo de Tecnologia do MTST

Edneusa do Rosario |Núcleo de Tecnologia do MTST

Gabriel Drebtchinsky Quintaes de Carvalho |Núcleo de Tecnologia do MTST

Tarcila Atolini |REPOS/UFVJM

José Henrique Araújo de Oliveira |FEEC/UNICAMP

15h30 às 16h – Coffee break

16h – Mesa 3 – “Engenharia Popular e Curricularização da Extensão”

João Pedro de Oliveira Pagnan |Coletivo Dínamo

Lais Fraga |FCA/UNICAMP

Priscilla Efraim |GESTo, FEA/UNICAMP

17h30 – Encerramento.

https://www.proec.unicamp.br/forum-especial-20-anos-engenharia-popular-curricularizacao-da-extensao/

Disciplinas / Horário

 

Planos de Desenvolvimento das Disciplinas

Programas das Disciplinas

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica – 2012

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica – Síntese – 2012

Teste de Proficiência

 

Atenção: Proficiência em disciplinas de laboratório – Não é autorizado pela coordenação de curso.

 

É a verificação de conhecimentos que  permite dispensar o estudante de cursar disciplinas obrigatórias ou  eletivas de seu currículo pleno.

O estudante pode se submeter ao  teste de proficiência apenas uma vez em cada disciplina, desde que não  registre nenhuma reprovação ou desistência na disciplina objeto da  proficiência. Somente no caso de língua estrangeira, o teste de  proficiência pode ser realizado mais de uma vez.

O estudante  aprovado no teste terá a disciplina registrada em seu histórico escolar,  sendo-lhe concedidos os respectivos créditos.

O Calendário Escolar estabelece dois períodos para inscrição e realização de testes de  proficiência, sendo um para as disciplinas de línguas estrangeiras e  outro para as demais.

Mais informações podem ser obtidas no  Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo V – Da Avaliação do Aluno na Disciplina, Seção V – Do Teste de Proficiência.

 

Procedimentos

 

O estudante deve fazer sua inscrição por do site da DAC, conforme as seguintes instruções:

  • Acessar o sistema SIGA
  • Verificar as disciplinas oferecidas
  • Inscrever nas disciplinas que desejar

Semestres Anteriores

 


Horário 1s2023

Horário Laboratórios Quinzenais_1sem2023

Disciplinas Acompanham Pós – 1s2023

Disciplinas Eletivas 1s2023

Férias de Verão – 1s2023


Horário 2s2022

Horário Laboratórios Quinzenais_2sem2022

Disciplinas Acompanham Pós – 2s2022

Disciplinas Eletivas 2s2022

Férias de Verão – 2s2022


Proficiências 1s2022

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2022           Ementas/ Bibliografias – Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)

Disciplinas Curso de Verão 2022


Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2021           Ementas/ Bibliografia – Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2021           Ementas/ Bibliografia – Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)


Proficiências 2S2020

Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2020           Horários/ Ementas/Bibliografias – Pós-Graduação (Tópicos)

Proficiência 1s2020   (Conforme deliberações CEPE 06 E 08 DE 2020).          

Horário Disciplinas – 1º semestre de 2020 – Coronavírus – Disciplinas EAD 

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2020 – Atribuição original – antes da Pandemia de COVID-19

Disciplinas Curso de Verão 2020                                Horários/ Ementas/ Bibliografias – Cursos de Verão 2020


Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2019           Horários/ Ementas/Bibliografias – Pós-Graduação (Tópicos)

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2019           Ementas/Bibliografias – Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)


Horário Disciplinas –  2º Semestre de 2018          Ementas/Bibliografias – Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2018           Ementas/Bibliografias –  Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)


Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2017           Ementas/Bibliografias – Eletivas/Pós-Graduação (Tópicos)

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2017


Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2016

Horário Disciplinas – 1º Semestre de 2016


Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2015

Horário Disciplinas  -1º Semestre de 2015


Horário Disciplinas – 2º Semestre de 2014

 

 

 

 

 


ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 

 

Estudantes concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas em 2023.

A participação é obrigatória.

 

Vai concluir a graduação de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação ? Seu curso faz parte das áreas avaliadas neste ano de 2023.

A avaliação se refere ao Ano I do Ciclo Avaliativo.

 

As inscrições no Enade 2023 começarão no dia 27 de junho e terminarão em 31 de agosto.

Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.

 

Fique atento aos prazos e às regras dos editais, geralmente publicados entre maio e junho.

Converse com o coordenador do seu curso. Ele é responsável pela sua inscrição.

Na sequência, você precisa fazer um cadastro para responder ao Questionário do Estudante e conhecer seu local de prova.

Consulte as ETAPAS abaixo.

 

Lista de Inscritos Engenharia Elétrica – Atualizado em 20.10.2023

Lista de Inscritos Engenharia de Computação Hab. AA e AB – Atualizado em 20.10.2023

ENADE

 

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

Ingressantes, porém, são dispensados de fazer a prova.

O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País. Os cursos e instituições de educação superior recebem notas de 1 a 5.

ETAPAS

 

1.Verificar sua inscrição no Sistema Enade

Se você é concluinte de um curso que será avaliado neste ano, confira sua inscrição no Sistema Enade. A sua instituição de educação superior é responsável pela inscrição.

Documentação em comum para todos os casos:  CPF

2. Preencher cadastro de informações pessoais

Você precisa fazer o cadastro no Enade para informar:

– data de nascimento;

– e-mail para contato;

– tipo de atendimento, caso precise de recurso de acessibilidade;

– curso para o qual realizará a prova, caso seja concluinte de mais de uma graduação avaliada na edição.

O Sistema Enade fica aberto para cadastro por cerca de quatro meses.

 

3. Responder ao Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante reúne informações para caracterizar o perfil dos alunos e o contexto de sua formação.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é obrigatório. Ele é requisito para você conferir seu local de prova.

O Sistema Enade fica aberto para preenchimento do Questionário por cerca de dois meses. Consulte as datas no edital.

 

4. Acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição

O Sistema Enade fica aberto para você acessar o Cartão por cerca de três semanas e pode ser visto até o dia da prova.

Para acessá-lo, você precisa ter respondido ao Questionário do Estudante. Ele tem informações importantes:

– número de inscrição;

– data e horário do exame;

– local da prova;

– atendimento e recursos de acessibilidade, se for o caso;

 

5. Fazer a prova

A prova do Enade é aplicada em um único domingo, em todo o País, nos municípios de funcionamento dos cursos.

O participante tem quatro horas para responder a parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e a parte de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação.

São 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.

 

Local: definido no Cartão de Confirmação da Inscrição

Tempo de prova: Até 4 hora(s)

O que levar:

  • Documento de identificação original, válido e com foto, de acordo com o edital.
  • Cartão de Confirmação da Inscrição (não obrigatório, mas recomendado)

 

6. Solicitar dispensa de prova, se for o caso

A relação de estudantes em situação regular junto ao Enade é divulgada cerca de 30 dias após a aplicação da prova.

Se você não fez a prova e, mesmo assim, respondeu ao Questionário do Estudante, pode solicitar dispensa de prova. Consulte o edital para ver as situações permitidas.

O Sistema Enade fica aberto para solicitação de dispensa de prova por cerca de um mês. Consulte as datas no edital.

 

7. Consultar o resultado

Os gabaritos preliminares das questões objetivas e os Cadernos de Provas do Enade são divulgados na semana seguinte à aplicação das provas.

O gabarito definitivo e o padrão de resposta das questões discursivas são divulgados cerca de dois meses depois.

O Boletim de Desempenho Individual do Estudante é divulgado cerca de nove meses após a aplicação.

Consulte as datas no edital.

Consulte as informações no Portal do INEP (gabaritos)

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Na página do Enade, no portal do Inep, você pode ver os editais e conferir provas de edições anteriores. Mais informações pelo autoatendimento.

RELATÓRIOS DE CURSO

 

Consulte os relatórios de qualquer curso e instituição no Sistema do ENADE.

Engenharia Elétrica – Integral (11) – 2019

Engenharia Elétrica – Noturno (41) – 2019

Engenharia da Computação (34) – 2019

PROVAS  GABARITOS E PADRÃO DE RESPOSTA DE ANOS ANTERIORES

 

Engenharia Elétrica – Integral (11 e 41)

2019 –  PROVA          GABARITO        PADRÃO DE RESPOSTA

 

Engenharia da Computação (34)

2019 –  PROVA     GABARITO     PADRÃO DE RESPOSTA

Exercícios Domiciliares

 

É o processo em que o estudante pode realizar atividades acadêmicas atribuídas pelo professor como forma de compensar sua ausência às aulas nos devidos casos:

  • estudante em estado de gravidez
  • estudante enquanto amamentar
  • estudante em condições de tratamento médico que o impossibilite de comparecer às aulas

A solicitação de Exercícios Domiciliares pode não ser concedida pelo professor ou pela Coordenadoria do curso no caso de disciplinas com conteúdo prático.

A solicitação de Exercícios Domiciliares é válida para o período previsto no atestado médico. Em caso de necessidade de prorrogação, o estudante deve fazer nova solicitação.

Ocorrendo o afastamento entre 2 (dois) períodos letivos, a matrícula em disciplinas para o período subsequente deve ser efetuada.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo V – Da Avaliação do Aluno na Disciplina, Seção XI – Do Regime de Exercícios Domiciliares.

 

Procedimentos

O estudante deve solicitar via sistema e-DAC – menu Fale com a DAC, juntamente com o atestado médico ainda dentro do período de validade e do período letivo vigente.

Em caso de amamentação, a estudante também deve apresentar cópia da certidão de nascimento da criança.

Cabe à DAC formalizar e encaminhar a solicitação às Unidades de ensino responsáveis pelas disciplinas. O estudante deve entrar em contato com os professores responsáveis pelas disciplinas em que estiver matriculado, para obter informações sobre as atividades.

Acesse o tutorial aqui.

Estágio Obrigatório / Estágio em Empresas

 

Estágio Obrigatório em Empresas (EE017) e Estágio Obrigatório com Iniciação Científica (EE015 e EE016) 

 

As submissões dos planos de trabalho e relatório final para as disciplinas EE015 – EE016 (Iniciação científica)  e (EE017) sempre serão feitas através do Moodle.

 

1º semestre 2023

O plano de trabalho deve ser enviado através do Moodle até 07/04/2023.

O relatório final deve ser enviado através do Moodle até 28/06/2023.

 

Nome da disciplina: G_EE017_2023S1.

O relatório final deve estar acompanhado de documentos comprobatórios do estágio, tais como :

  • Relatório do supervisor
  • Comprovante de carga horária
  • E o tipo de vínculo de trabalho.

A falta destes documentos poderá implicar na reprovação na disciplina.

Formulários

Em construção

Intercâmbios

 

A Unicamp possui convênios firmados com Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, a fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, viagens de estudos, palestras e atividades de pesquisa relacionadas a diferentes áreas.

Entre as universidades paulistas, a Unicamp possui convênios com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Deliberação CEPE-A-001/2000 e Deliberação CEPE-A-002/2000

 

Informações para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais, que desejam realizar intercâmbio na Unicamp:

Intercâmbio Nacional

 

Estudantes de Universidades com convênio e de outras instituições nacionais que não possuem convênio com a Unicamp podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Estudantil, desde que sigam os procedimentos listados a seguir:

 

Procedimentos

 

  • Consultar, no Calendário Escolar de Graduação da DAC, o prazo limite para a inscrição como Estudante Especial
  • Pesquisar, no Caderno de Horários, as disciplinas oferecidas
  • Verificar, na sua própria Instituição de Ensino, quais os procedimentos a serem adotados
  • Definir com a Coordenação de seu curso, na Instituição de origem, plano de estudos com as disciplinas de interesse
  • Solicitar, na(s) Coordenadoria(s) responsável(eis) pelas disciplinas na Unicamp, autorização para cursar a(s) disciplina(s), portando os seguintes documentos:
  1. Histórico Escolar atualizado
  2. Atestado de Matrícula atualizado (ainda que esteja com trancamento do semestre)
  3. Plano de estudos, aprovado pela Coordenação de seu curso na Instituição de origem
  4. Carta de Apresentação que comprove a mobilidade estudantil, conforme modelo
  • Após a autorização da(s) Coordenadoria(s) na Unicamp, o interessado deverá preencher sua inscrição no SIGA como Estudante Especial e aguardar o resultado de sua solicitação, que será informado por e-mail.

 

Limite de créditos

 

No caso de nível de Graduação, o Estudante Especial Intercambista Nacional pode se inscrever em múltiplas disciplinas, não ultrapassando o limite máximo de 24 (vinte e quatro) créditos por período letivo. 

Para candidatos à disciplinas de nível de Graduação,  não serão aceitas inscrições de Estudante Especiais que tenham sido reprovados 02 (duas) vezes, por nota ou frequência, em uma mesma disciplina, ou 04 (quatro) vezes em disciplinas distintas, não computadas as ocorrências anteriores a 1995.

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

 

PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO DE DUPLO DIPLOMA

Para conhecimento dos Editais abertos clique AQUI.

 

EDITAL FEEC 5/2023 – Programa de DUPLO DIPLOMA com o GROUPE INSA (2024-2026) – FRANÇA

 

País:
França
Público-alvo:
Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
Data limite de inscrição:
21/07/2023

Para informações complementares sobre este edital consultar a página da DERI.

Iniciação Científica, saiba o que é e por onde começar!

 

Iniciação Científica

A Iniciação Científica (IC) é a iniciação ao aprendizado do método científico.

Método Científico

O método científico consiste da abordagem de hipóteses com base em evidências. É aplicável a todos os setores do conhecimento. O método científico faz da Ciência uma busca constante de dados e evidências para dar suporte e criar conhecimento. A Ciência está em constante mudança.

Quando começar e requisitos?

Quanto antes, melhor! Há regras nas solicitações de bolsa. Alunos podem fazer IC como voluntários, ou seja, sem bolsa. Não comece nada que você não possa fazer direito. Não seja nine-to-five in Science.


Na FEEC

 

Estágio Empresa(EE017)

Iniciação Científica (EE015 e EE016) 

 

As submissões dos planos de trabalho e relatório final para as disciplinas EE015 e EE016 (Iniciação científica) e (EE017) sempre serão feitas através do Moodle.

Nome das disciplinas: G_EE015_2023S1 e G_EE016_2023S1 e G_EE017_2023S1

plano de trabalho deve ser enviado até o dia 07/04/2023

relatório final deve ser enviado até 28/06/2023

 

 


Sobre o Programa de Iniciação Científica na Unicamp

PIBIC – Programa InstitucionaL de Bolsas de Iniciação Científica

 

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 400,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses.

Um projeto de Iniciação Científica envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

 

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa tecnológica, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 400,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses. Tendo em vista que a Iniciação Científica visa “iniciar” alunos da graduação na área científica, o PIBITI possui o mesmo objetivo com enfoque tecnológico e inovador.

Um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pode envolver desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, etc.

Iniciação Científica Voluntária

 

O objetivo do Programa de Iniciação Científica Voluntária é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente pesquisador da UNICAMP.
O Programa de IC Voluntária da UNICAMP segue o mesmo calendário e processo seletivo do Programa de IC tradicional (PIBIC), porém, nessa modalidade não há o recebimento das bolsas mensais pelo aluno.
Estude o CV do possível orientador. Visite o seu laboratório e estude sua linha de pesquisa. Faça, o mais rápido possível, algum trabalho exploratório, mesmo sem bolsa.

Iniciação Científica pela FAPESP

 

O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar,
é condição essencial para a concessão da bolsa.

Duração: 1 ano (ou mais)
Orientador: professor ou pesquisador da carreira PQ com bom currículo e com Lattes completo (CNPq) ou súmula curricular comentada (Fapesp).

Há alguma preparação para se fazer IC?

Dependendo da área há disciplinas recomendadas. Há até pré-requisitos em alguns casos. Em geral, a sua motivação e disponibilidade para fazer o trabalho são fundamentais. Orientação, experimentação e material bibliográfico (leitura) são as principais formas de aprendizado.

Aspectos Éticos
Se você não consegue cumprir os aspectos éticos, não faça IC. Se o seu orientador não se preocupa com isso, procure outro.
Há comitês para experimentação animal e experimentação com seres humanos (incluindo você). Um simples questionário pode requerer uma aprovação completa por comitê de ética. Relatórios estão
sujeitos a aspectos éticos. Por exemplo, não se pode fazer cut and past de outros trabalhos, mesmo que sejam do seu orientador ou seus e estejam sendo citados.

Você no laboratório
Respeito é fundamental. – com o sujeito experimental, com o ambiente, com o uso do recurso público, com o pessoal em todos os níveis, com os colegas e superiores e com você.
Preocupe-se em saber sobre o trabalho anterior do (a) orientador (a). Leia os seus trabalhos e faça perguntas para entendê-los melhor. Leitura é fundamental.

IC na área de Engenharia Biomédica
Saiba antes o que vem a ser EB e escolha seu orientador de acordo com a sua área de pesquisa, projetos, CV, e principalmente sua dedicação à ciência. Você pode sim, contribuir também para o início de uma nova linha de pesquisa do laboratório.
Engenharia Biomédica é uma área na qual conceitos e técnicas da Engenharia são utilizados para abordar problemas médicos e biológicos.

Há disciplinas optativas que podem ajudar conhecer melhor a área:
EA- 997- Introdução à Engenharia Biomédica
EA- 097-Técnicas Experimentais em Engenharia Biomédica (LE-16)
Você pode cursar disciplinas de pós-graduação.
Certificado de estudos em Engenharia Biomédica –  EA-997 é obrigatória.

Matrícula

 

Calendário de Matrícula 2023

Matrícula na Unicamp

Para acessar o tutorial sobre Matrícula no Curso no Sistema de Ingresso da Graduação, clique aqui.

 

Monitoria PAD/PED

Existem dois programas de apoio didático:

 

Programa de Estágio Docente (PED)

Destinado aos alunos de pós-graduação. É um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.

O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.

 

Programa de Apoio Didático (PAD)

Destinado aos alunos de graduação. Instituído pela Resolução GR-49/2007, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na Unicamp. O programa é de responsabilidade da PRG e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD.

Suas atividades visam o aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes e deverão ter a supervisão do professor responsável pela disciplina.

PED

 

As informações sobre inscrição no Programa de Estágio Docente na FEEC constam no Edital de Seleção, bem como informações do cronograma do programa e demais detalhes.

Todo o processo ocorrerá através do sistema SIGA da DAC.

 

Edital de Seleção PED FEEC – 1s2024

Cronograma do primeiro semestre 2024:

O que?Quando?Quem?
Inscrição dos alunos através do SIGA27/11/2023 a 02/01/2024Alunos de pós-graduação
Seleção do aluno pelo professor supervisor por e-mail04/01/2024 a 18/01/2024Professores supervisores das disciplinas com PED
Atualizar Projetos, Inserir detalhes no SIGA22/01/2024 a 02/02/2024Professores supervisores das disciplinas com PED
Confirmação de Participação pelo Aluno no SIGA22/01/2024 a 02/02/2024Alunos de pós-graduação selecionados para o PED
Aceite do Orientador no SIGA22/01/2024 a 02/02/2024Orientadores dos alunos selecionados para o PED
Avaliar Projeto05/02/2024 a 19/02/2024Comissão coordenadora do PED
Realizar Relatório Final13/06/2024 a 24/06/2024Alunos participantes do PED e professores supervisores.

 

Manuais do SIGA para atuação no PED:

Alunos 

Professores Supervisores

Orientadores

Regulamentação do PED e valor de Bolsa

Projeto de Participação – PED FEEC

 

Qualquer dúvida deve ser encaminhada para a secretaria de graduação: cgfeec@unicamp.br

PAD

Pré-requisitos para participar no PAD

  • Ter sido aprovado ou estar cursando a disciplina pretendida no momento da inscrição.

 

Formulário de Inscrição PAD

 

Calendário PAD – 2s2023

 

Inscrição dos Alunos: 12/06 a 29/06/2023
Seleção pelos professores: 29/06 a 05/07
Período de ajustes e adequação/aprovação das propostas: 08/07 a 20/07
Divulgação do resultado final: 01/08/2023

 

Lista das Disciplinas/Turmas contempladas com bolsa PAD – 2s2023 – a ser publicada

Oportunidades de Estágio/ Emprego

Em construção

PIF – Programa Integrado de Formação

 

É um programa para alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da Unicamp que permite a realização simultânea de disciplinas de Graduação e de Pós-Graduação com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de Graduação e de Mestrado.

Para obter o diploma de Mestrado, os alunos deste programa devem se submeter e serem aprovados no processo seletivo de ingresso no curso e cumprir as demais exigências.

Por solicitação do aluno, mediante parecer do seu orientador e da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Unidade, poderão ser aproveitados os créditos em disciplinas de Pós-Graduação, no momento do seu ingresso como aluno regular de Pós-Graduação.

Cada aluno deste programa será orientado em suas atividades por um professor credenciado no programa de Pós-Graduação.

As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado serão contabilizadas a partir do ingresso do aluno neste programa.

Ao concluir o seu curso de Graduação, o aluno que participar desse programa terá direito a um certificado oficial de participação emitido pela DAC.

Para mais informações consultar Deliberação CEPE-A-22, de 04/12/2001  e a  Instrução CPG-FEEC37.

 

Procedimentos

 

Para ingressar neste programa, o interessado deverá enviar carta à Secretaria/Coordenadoria de Pós-Graduação contendo orientador e período de início no programa  e seguir os procedimentos de inscrição de Estudante Especial .

Legislação

Em construção

Trabalho de Fim de Curso – TFC – EA006

 

TODO o fluxo de TFC para alunos e orientadores deve ser feito pelo SIGA, conforme tutorial:

Alunos

Orientador

 

Os alunos devem agendar a apresentação (tanto pôster quanto vídeo) através do Formulário de Agendamento.

 

Plano de Trabalho: é individual, devendo ser elaborado em conjunto com o orientador e abordar os itens abaixo, respeitando as peculiaridades de cada trabalho:

  • Título
  • Objetivos do trabalho proposto
  • Descrição das etapas a serem cumpridas e dos métodos e técnicas a serem utilizados
  • Bibliografia

 

Relatório Final: o relatório final é individual e deverá ser  inserido no SIGA na data estabelecida pelo calendário acima.

O Relatório Final deverá conter:

  • Resumo
  • Introdução – caracterização do problema com citações bibliográficas
  • Objetivos – detalhar os objetivos específicos do trabalho para o período proposto
  • Metodologia – descrever quais os métodos utilizados na elaboração do trabalho
  • Resultados – descrição dos resultados obtidos
  • Bibliografia – apresentar bibliografia detalhada

 

Da Orientação:

 

Para a disciplina EA006, o orientador deve ser docente da FEEC.

Para as disciplinas de Iniciação Científica, serão aceitos os projetos cujos orientadores sejam docentes ou pesquisadores da UNICAMP.

Poderão ser aceitos orientadores, com doutorado, de instituições de Pesquisa e Desenvolvimentos, desde que a atividade de Iniciação Científica tenha sido contemplada com bolsa FAPESP ou CNPq.

O comprovante da bolsa deve ser anexado ao Plano de Trabalho.

 

Procedimentos

 

O aluno deve solicitar a disciplina no período de matrícula ou na alteração.

Após a aprovação pela coordenação, o aluno deve encaminhar o plano de trabalho via SIGA seguindo os procedimentos descritos acima (alunos).

O(a) aluno(a) deve enviar RELATÓRIO FINAL e o PARECER do ORIENTADOR  em um único arquivo, pelo SIGA.

Apresentação do TFC

 

Os estudantes devem optar entre a apresentação através de vídeo ou a apresentação através de pôster.

 

Apresentação em vídeo: a presença não é obrigatória, basta que o estudante grave um material explicando seu trabalho em um vídeo curto (entre 5 e 10 minutos) e postem o material no Youtube e encaminhe o link através do Formulário.

Não há um modelo de vídeo, uma busca por TFC FEEC no Youtube mostra resultados de outros anos em que os alunos podem se inspirar.

 

Apresentação em pôster: o estudante deve indicar o período em que estará disponível para apresentação de seu trabalho aos presentes.

Para o pôster um bom modelo é o mesmo proposto pelo PIBIC.

Aqueles que forem apresentar pôster devem entregar o material na secretaria até o dia 28/06/2023 para montagem no corredor da FEEC.

Iniciação Científica (EE015 e EE016)

 

As submissões dos planos de trabalho para as disciplinas EE015 e EE016 (Iniciação científica) sempre serão feitas através do Moodle.

Nome das disciplinas: G_EE015_2023S1 e G_EE016_2023S1.

O plano de trabalho deve ser enviado até o dia 07/04/2023

O relatório final deve ser enviado até 28/06/2023

Transferência Interna e Complementação de Currículo

 

Damos o nome de Remanejamento Interno ao processo de mudança de um estudante da Unicamp de um curso de graduação para outro.

Complementação de Currículo

 

É o ingresso de portadores de diploma de curso de Graduação para  cursar as atividades faltantes à obtenção de um novo diploma em outro curso.

A Complementação de Currículo para estudantes formados pela Unicamp é  feita após o processo de Remanejamento Interno, desde que existam vagas  e caso tenha completado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos  créditos exigidos para o curso pretendido.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo VI – Das Vagas Remanescentes, Seções III e IV.

 

Procedimentos

O estudante formado pela Unicamp deve realizar a inscrição online por meio do portal e-DAC, escolhendo a opção Complementação de Currículo nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar.

O resultado será divulgado individualmente por e-mail até a data de início da Alteração de Matrícula (Calendário Escolar).

Consulte o resultado da Complementação de Currículo pelo sistema e-DAC

Faça sua reserva com no mínimo 24 horas de antecedência

 

Formulário de Reserva de sala