Siga a FEEC nas redes sociais:

Informática

Agrega os órgãos responsáveis pela gerencia e operação da rede de informática da FEEC. Coordena, planeja, executa e mantem a rede de informática. Presta atendimento de suporte computacional aos usuários (Professores, Alunos, Funcionários e Visitantes). Desenvolve e mantem sistemas corporativos de atendimento às atividades administrativas da FEEC.

Pessoas

  • Janete S. Toma – Ramal: 19 3521-3781
    Localização: bl. B, LE11, 2º piso
  • Suzete Aleixo – Ramal: 19 3521-3850
    Localização: bl. B, LE11, 2º piso
  • Vornei Augusto Grella – Ramal: 19 3521-0267
    Localização: bl. B, LE11, 2º piso
  • Fabrício França do Prado – Ramal: 19 3521-0251
    Localização: bl. B, LE11, 2º andar
  • Nelson Vitor Augusto – Ramal: 19 3521-0264
    Localização: bl. E, LE21, 2º piso
  • Fabio Antonio Furlan – Ramal: 19 3521-0252
    Localização: bl. E, LE21, 2º piso
  • Rodrigo de A. Andrade – Ramal: 19 3521-3840
    Localização: bl. E, LE21, 2º piso

Publicações de conteúdos no site da FEEC

Instruções para publicações de conteúdos no site da FEEC – UNICAMP

O usuário interessado pode abrir uma Ordem de Serviço via WebRT, informando:

  • a plataforma desejada
  • nome do site ou página  (quando não se tratar de página pessoal de docente)
  • identificador do link que aparecerá no endereço do site (ex: <identificador>.fee.unicamp.br), que será determinado pela CTIC
  • justificativa: pequena explicação sobre a destinação do site

A informática retornará informando da implantação da plataforma, usuário e senha de acesso.

Características técnicas e requisitos

As páginas devem ser desenvolvidas nas seguintes plataformas homologadas pelo setor de TIC da FEEC,  e em suas últimas versões estáveis:

  • Drupal 10.x
  • WordPress 6.x
  • PHP 8.x
  • Mysql (MariaDB)  10.x
  • Apache 2.4.x

Não são admitidos sites desenvolvidos em outras tecnologias ou plataformas, assim como não são admitidos redirecionamentos para plataformas externas.

Ambas as plataformas homologadas estão baseadas em servidor web Apache, utilizando banco de dados mysql, linguagem de programação php ou python.

O identificador do site será o sugerido pelo solicitante do serviço, para o qual recomendamos não exceder o máximo de 10 caracteres. O identificador tem que conter apenas números, letras minúsculas, hífen e underscore. Não pode conter caracteres acentuados, ou qualquer outro caracter de marcação, como aspas, pontos, vírgulas, chaves, parênteses, etc.

O serviço atende as seguintes características:

  • Espaço de armazenamento de até 500 Gbytes podendo ser estendido sob estudo junto ao setor de TIC.
  • Suporta HTML, json, css, javascript
  • As plataformas oferecem suporte para figuras, fotografias, vídeos e streams de vídeos, integração com mídias sociais e envio de emails.
  • As plataformas permitem internacionalização para 2 ou mais idiomas diferentes, mecanismos de buscas, e metatags.

Programa Multiusuário FAPESP

Equipamentos Multiusuários, Proc FAPESP 04/09137-0

O projeto de Equipamentos Multiusuários “Implantação de Ambiente SAN (Storage Area Network) para Prover e Armazenar Informações de Pesquisas”, apoiado pela FAPESP (Processo FAPESP 04/09137-0), foi coordenado pelo professor Christiano Lyra Filho, com a coordenação associada dos professores Reginaldo Palazzo Júnior e João Marcos Travassos Romano. Como o título sugere, seu objetivo principal foi proporcionar uma macroestrutura segura para prover e armazenar as informações necessárias às pesquisas e formação na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (FEEC).

O projeto foi baseado nas linhas de pesquisas, ações específicas e contrapartidas de financiamentos dos seus coordenadores, envolvendo as áreas de “Otimização de Redes de Energia”, “Codificação Algébrica e Geométrica” e “Processamento de Sinais para Comunicações”. Todos os equipamentos obtidos foram instalados nas instalações da Diretoria de Apoio Técnico de Informática da FEEC (DTI), são gerenciados pelos profissionais da DTI e têm apoiado as atividades de pesquisa e formação de toda a comunidade da FEEC.

Os equipamentos adquiridos com o projeto estão listados na Relação de Material Permanente FAPESP no 03302/08, de dezembro de 2008. Destacam-se os seguintes itens:

  1. Sistema de no-break marca APC, modelo symmetra LX, com rack-mount e dois gabinetes externos;
  2. Servidor SUN, modelo SUN Fire V40Z, série XG052767856, com acelerador gráfico X3770A;
  3. Servidor SUN, modelo SUN Fire V40Z, série 0526A48326, com quatro processadores, duas fontes de alimentação e tela de 19”;
  4. Leitor SUN Storage tipo matriz de discos modelo 3511FC com 12 HDS 400GB, dois controladores FC, módulo de expansão SUN Storage 3511 com 12 HDS 400GB;
  5. Sistema de aquisição de dados marca Foundry Networks, modelo SUPERX, com bandeja fan, fonte de alimentação, módulo fastiron superx gerenciamento-s com 12 portas ethernet 10/100/1000 ou fibra ethernet, dois módulos ethernet 24 portas 10/100/1000.

Os equipamentos adquiridos, já há cerca de 10 anos, foram e estão sendo utilizados de forma intensa, contribuindo de forma significativa nas pesquisas da nossa comunidade. Uma parte foi substituída devido à sua obsolescência.

Rede sem fio Wi-Fi

Com base em determinação da Diretoria da FEEC e com o objetivo de melhor adequar os serviços de TIC disponíveis na FEEC ao que determina a Resolução GR-52/2013 (http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?consolidada=S&id_norma=3256), a partir de 04/01/2016 estarão disponíveis as redes eduroam e UNICAMP-Visitante.

Para configurar as redes eduroam e UNICAMP-Visitante no equipamento é necessário conectar-se à rede UNICAMP-Visitante, e então através do browser navegar até a página do CCUEC,  http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/euquero/conectar-me-uma-rede-wi-fi , onde obterá as instruções para configuração das redes eduroam e UNICAMP-Visitante

Rede eduroam:

A rede sem fio eduroam (education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Através do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtém acesso à Internet através da rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras, como a Unicamp.

Portanto esta é uma rede sem fio mantida pela Unicamp, e não uma rede interna da FEEC. Os rádios da rede sem fio da FEEC apenas retransmitem o sinal da rede eduroam, sendo todo o processo de cadastro e autenticação dos usuários feito através do Centro de Computação da Unicamp. As instruções sobre acesso e configuração podem ser obtidas na página do CCUEC sobre a rede eduroam.

Rede UNICAMP-Visitante:

A rede UNICAMP-Visitante permite o acesso temporário por pessoas sem vínculo formal com a UNICAMP, tais como visitantes e participantes externos de atividades acadêmicas ou administrativas que não sejam usuários da rede eduroam em nenhuma instituição nacional ou internacional. O uso desta rede de visitantes pode ser autorizado por qualquer docente ou funcionário técnico-administrativo da Unicamp, que será responsável por fornecer dados corretos e precisos sobre o visitante, sobre o motivo da visita e sobre o período de autorização (entre 1 dia e 6 meses). Mais detalhes sobre a concessão desta autorização de uso temporária estão disponíveis em http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/rede_sem_fio_unicamp_visitante .

Para efetuar o cadastro na rede UNICAMP-Visitante, acesse a página: https://redesemfio.unicamp.br/visitante/logar.php preenchendo o campo Usuário com o login da DAC, SISE, SIGAD ou eduroam e a respectiva senha

Na página seguinte será necessário o preenchimento do usuário visitante

E a senha e instruções de utilização da rede sem fio estarão disponíveis para impressão quando selecionar Enviar.

Com esse usuário e senha, o visitante poderá utilizar a rede UNICAMP-Visitante em qualquer lugar do campus, enquanto seu acesso estiver dentro do prazo de validade.

Área de cobertura

Todas as redes acima estão acessíveis nas áreas da FEEC onde há cobertura pelos rádios WiFi. Atualmente (Agosto/2012) esta cobertura compreende:

  • Prédio principal da FEEC (Blocos A, B e C).
  • Laboratórios Didáticos (Bloco E)
  • Salas de aula da Graduação (Bloco F).
  • Laboratórios de pesquisa (Bloco G1).
  • Salas de aula da Pós-Graduação (Bloco H).