Siga a FEEC nas redes sociais:

Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas e respostas sobre a Pós-Graduação na FEEC Unicamp.

Dúvidas gerais sobre o programa de Pós-Graduação da FEEC

Quais os tipos de curso de pós-graduação existem na FEEC? E qual a diferença entre eles?

A FEEC possui pós-graduação stricto sensu (sob responsabilidade da Secretaria de Pós-Graduação) e lato sensu (sob responsabilidade da Secretaria de Extensão). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações stricto sensu se referem aos “programas de mestrado e doutorado”. Já as pós lato sensu são os “programas de especialização” e “incluem os cursos designados como MBA”.

Note que esta seção diz respeito apenas aos cursos de pós-graduação mestrado e doutorado. Caso queira informações sobre os cursos de especialização, consulte a página da Extecamp ou da Extensão da FEEC.

 

Os cursos de mestrado e doutorado da FEEC são pagos?

Não. Tanto o mestrado como doutorado são cursos públicos e gratuitos, portanto não há pagamento de matrícula nem mensalidade.

 

Qual é o período de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado?

A inscrição de alunos regulares para os cursos de pós-graduação da FEEC acontece duas vezes ao ano, segundo o calendário.

 

Há algum exame de seleção para admissão na pós-graduação?

O processo de seleção para os cursos de pós-graduação da FEEC é baseado na análise do currículo do candidato, na consulta aos indicados para as recomendações e, quando possível, em contatos prévios do candidato com professores do programa. Recomenda-se que o candidato faça uma visita à FEEC, inteirando-se das pesquisas realizadas nos diversos departamentos da faculdade, e entre em contato com potenciais orientadores nas suas áreas de interesse.

 

Quais os documentos necessários para a inscrição?

A lista de documentos necessários para a inscrição será divulgada quando o edital correspondente for publicado ou o candidato fizer sua inscrição online. Os documentos básicos são o diploma de graduação (e mestrado, no caso de candidatos ao curso de doutorado), histórico escolar (de graduação e mestrado, no caso de inscrição no doutorado), currículo e indicação de nomes e e-mails para recomendação. Documentos complementares poderão ser especificados no ato da inscrição.

 

Devo enviar certificados de cursos de extensão e aperfeiçoamento na inscrição?

Não há necessidade.

 

Como obter o formulário de inscrição?

O formulário é preenchido online no site da DAC e poderá ser impresso ou salvo em .pdf logo em seguida.

 

A quem devo indicar para as recomendações?

Professores que o(a) orientaram na graduação, iniciação científica, mestrado e/ou outros.

 

Quando e como vou saber se fui aceito?

Consulte o calendário. De maneira geral, para início no primeiro semestre os resultados são divulgados na página da CPG da FEEC na segunda quinzena de dezembro. Para início no segundo semestre, os resultados são divulgados na primeira quinzena de junho.

 

A FEEC oferece bolsas para seus alunos de pós-graduação?

Aos alunos regulares com dedicação exclusiva e tempo integral podem ser atribuídas bolsas da quota institucional CNPq/CAPES. As bolsas disponíveis são atribuídas aos alunos segundo critérios próprios da FEEC e de seus departamentos. Bolsas da FAPESP podem ser solicitadas individualmente pelos orientadores. As bolsas da quota institucional têm duração máxima de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.

A elaboração da lista de prioridades para recebimento de bolsas é feita pela secretaria do departamento, em conjunto com os docentes, então o aluno deve contatá-los para fazer a solicitação de inclusão na lista.

→ O pagamento de bolsa é sempre referente ao mês anterior. Não há pagamento antecipado de bolsa.

→ Prorrogação da bolsa: A solicitação deverá ser efetuada pelo orientador com a devida justificativa para análise da Comissão de Pós-Graduação. Ressalto que, para implementação da prorrogação, caso aprovada pela Comissão, o sistema da CAPES deverá liberar esse tipo de prorrogação. Caso contrário, não será possível implementá-la.

 

Quem pode se candidatar?

Ao mestrado, candidatos com curso superior completo. Ao doutorado, candidatos portadores do título de mestre.

 

Preciso ter Mestrado para ingressar no Doutorado?

De acordo com o atual Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da FEEC, existe a possibilidade de um aluno de mestrado (satisfazendo determinadas condições) solicitar a mudança para o doutorado. Procure a legislação (Regimento e regulamento dos cursos de pós, e instruções internas CPG-FEEC).

 

Tenho um diploma em Música (exemplo). Posso me candidatar à pós-graduação na FEEC?

Sim.

 

Ainda não terminei a graduação. Posso me candidatar à pós-graduação na FEEC?

O aluno de graduação da FEEC pode fazer disciplinas de pós-graduação como Estudante Especial. As datas de pré-inscrição e matrícula de Estudantes Especiais estão no calendário. O aluno deve se inscrever, para mais tarde poder solicitar a convalidação de créditos, caso ingresse na pós-graduação como aluno regular.

 

Preciso ter um orientador para me inscrever na pós-graduação da FEEC?

Não. O orientador deve ser definido na aceitação do aluno.

 

Quem realiza a seleção dos candidatos?

O processo de seleção é de responsabilidade dos departamentos da FEEC.

 

É possível fazer mestrado ou doutorado na FEEC em tempo parcial?

Sim, é possível. Recomenda-se que, caso o candidato deseje fazer poucas disciplinas por período, que o faça como estudante especial antes de ingressar como aluno regular.

 

É possível cursar disciplinas isoladas de pós-graduação, sem ingressar nos cursos de mestrado ou doutorado?

Sim, como estudante especial.

 

Sou estrangeiro. Posso concorrer a uma bolsa da quota institucional da FEEC?

Sim. Note também que há outros tipos de bolsa de pós-graduação (Ex.: PEC-PG) que só podem ser solicitadas por estrangeiros.

 

Por que não fui selecionado como aluno regular?

A seleção dos alunos regulares é efetuada pelos orientadores. Sendo assim, deverá entrar em contato com o departamento ao qual foi candidato.

 

Cometi um equívoco ao fazer a inscrição, como proceder?

O aluno deverá realizar a inscrição novamente, em caso de erro/necessidade de alteração. O sistema deverá cancelar a sua inscrição anterior, deixando vigente a nova inscrição.

 

Matrícula em Disciplinas
  • Qualquer aluno regular da Unicamp pode solicitar inscrição, como aluno regular, em disciplinas da FEEC, mas há necessidade de autorização do coordenador, então, sempre solicitamos que o aluno faça contato com o docente responsável pela disciplina para a devida autorização e comunicação ao coordenador para atuação no SIGA.
  • Quanto a cursar disciplinas de outros programas de pós-graduação da Unicamp, o aluno deverá contatar a secretaria de pós-graduação do programa a qual pertence a disciplina para verificar quais os critérios para o aceite de matrícula de alunos externos ao programa.
  • A matrícula em dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado são automáticas a partir do segundo semestre do curso.

 

Já enviei as Autorizações Éticas/Declaração de Ética, por que ainda está aparecendo como pendente?

A declaração de ética é efetuada em dois momentos:

  • Exame de Qualificação
  • Solicitação de defesa de tese

A pendência será retirada somente quando o aluno tiver cumprido todos os pré-requisitos para a solicitação de defesa de tese.

 

Como passar de Aluno Regular para Estudante Especial?

Primeiramente, você deve cancelar a matrícula no curso (e-DAC), para depois realizar a inscrição como Estudante Especial.

 

Registro de patente

Aluno(a)/orientador(a) devem contatar INOVA: https://www.inova.unicamp.br/

Estudantes Especiais

A quem se destina a matrícula na pós-graduação como estudante especial?

Para aqueles que quiserem cursar uma ou mais disciplina(s) isolada(s) como atualização ou para aqueles que pretendem ingressar na pós-graduação como alunos regulares, mas desejam adiantar o cumprimento dos créditos.

 

Como funciona o processo de matrícula de estudantes especiais?

O processo possui duas fases: a pré-inscrição no site da FEEC e a matrícula na DAC. Na pré-inscrição os candidatos devem expor as razões pelas quais querem cursar a disciplina. Esse texto auxiliará o professor na decisão de aceitar ou não sua inscrição. As aceitações estão sujeitas à disponibilidade de vagas, pois alunos regulares são prioritários.

 

Como são avaliadas as inscrições para estudante especial?

A responsabilidade é, em primeiro lugar, do professor da disciplina. Em segundo lugar, da Coordenadoria de Pós-Graduação.

 

Qual é a diferença entre disciplinas cursadas como estudante especial e disciplinas de extensão?

Disciplinas de extensão são oferecidas pela escola de extensão da Unicamp, enquanto as disciplinas regulares de pós-graduação podem ser cursadas tanto por alunos regulares como por estudantes especiais.

 

Cursar disciplinas como estudante especial equivale a fazer um curso de pós-graduação latu senso?

Não.

Quando posso me inscrever como estudante especial?

Consulte o calendário. Há a fase de pré-inscrição e de inscrição (ambas necessárias).

 

A FEEC oferece bolsas de estudo para estudantes especiais?

Não.

 

Se eu for aceito como aluno especial, posso mais tarde me tornar um aluno regular de mestrado ou doutorado?

Sim. E as disciplinas podem ser convalidadas, desde que o estudante tenha sido aprovado com conceitos A ou B.