Abono de Faltas
ATESTADO MÉDICO NÃO ABONA FALTA.
Procedimentos
Preencher o formulário de Solicitação de Abono de Faltas com as indicações solicitadas, tais como, quais as disciplinas afetadas (código e nome do docente) e o período do afastamento, fazendo upload dos documentos que comprovem o seu caso.
De acordo com Art. 72 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação, o abono de faltas está previsto nos casos descritos a seguir, mediante apresentação de documentos comprobatórios ao docente responsável pela disciplina, num prazo de 15 (quinze) dias após a ocorrência, durante a vigência do período letivo.
I – exercício de representação estudantil nos órgãos colegiados, durante os horários das reuniões;
II – convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei;
III – falecimento do cônjuge, filho, inclusive natimorto, pais, irmãos e avós até 03 (três) dias;
IV – falecimento de padrasto, madrasta, sogros e cunhados até 02 (dois) dias.
V – exercício de representação estudantil em competições de atividades extracurriculares de caráter interdisciplinar sob os seguintes critérios:
a) os pedidos de dispensa devem ser solicitados com até 15 dias de antecedência à coordenação do curso do aluno;
b) limitado a 1 (uma) avaliação por disciplina por semestre;
c) o período máximo de abono será de até 5 dias para competições nacionais ou regionais e até 10 dias para competições internacionais;
d) a critério do docente, desde que constante do Plano de Desenvolvimento da Disciplina, o exame final pode substituir a avaliação aplicada no dia da falta abonada.
Nos casos previstos nos incisos I ao IV, o aluno terá direito a uma nova avaliação a ser agendada com o professor responsável pela disciplina, caso ocorra prova ou exame no dia da falta abonada.
Estudante Especial na Graduação da FEEC
Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Graduação da Unicamp, recebe autorização das Coordenadorias de curso para se matricular em uma ou mais disciplinas isoladas em um determinado período letivo.
Para se candidatar a disciplinas da Graduação é necessário que o candidato tenha concluído um curso reconhecido de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil ou Exterior ou esteja regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior (IES).
Mesmo que o candidato a Estudante Especial tenha feito algum tipo de pré-inscrição na Unidade de seu interesse, incluindo acesso a sistemas próprios de cada Unidade de Ensino, é obrigatório o preenchimento da ficha de Inscrição no sistema Sistema de Inscrição para Estudante Especial
Aluno Especial de Graduação na Pós-graduação
Atenção: Caso o candidato não preencha ficha de inscrição no Sistema de Inscrição para Estudante Especial, ainda que seja aprovado no processo de seleção da Unidade, a matrícula na(s) disciplina(s) solicitada(s) não será efetivada, devendo realizar a inscrição em semestre posterior.
Etapas Obrigatórias – Ingresso
1. Pré-Inscrição da Pós-Graduação – FEEC (ETAPA OBRIGATÓRIA) – CLIQUE AQUI
Alunos de graduação da FEEC poderão optar por até quatro disciplinas na pré-inscrição.
Demais alunos poderão optar por até duas disciplinas na pré-inscrição.
2. Inscrição como Estudante Especial no SIGA. (Tutorial Inscrição – DAC) – ETAPA OBRIGATÓRIA
Acompanhe os Resultados AQUI
O resultado da seleção será publicada no site. Não enviaremos e-mail sobre o resultado.
Caso o candidato não conste da lista de aceitos, deverá procurar pelo docente responsável pela disciplina.
A matrícula será efetivada automaticamente pela Coordenação de Pós-Graduação somente para aos alunos aceitos que cumpriram ambas etapas (Pré-Inscrição e Inscrição SIGA) e cuja ficha de inscrição no SIGA tenha como status “completa”. Não é possível efetivar matrícula para fichas incompletas.
É responsabilidade do Estudante Especial conferir o seu Relatório Final de Matrícula, disponível no período estipulado no calendário da Diretoria Acadêmica (Divulgação do Resultado PÓS-GRADUAÇÃO).
Avaliações
Avaliação e Discussão dos Cursos de Graduação
1s2025
Dia: 20/05/2025 (terça-feira)
2s2025
Dia: 15/10/2025 (quarta-feira)
À Comunidade da FEEC,
Convidamos toda a comunidade da FEEC a participar das Reuniões de Avaliação e Discussão dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação, a serem realizadas nos seguintes horários e locais:
Engenharia de Computação (Curso 34: Modalidades AX / AA / AB)
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Sala FE02 – Prédio da FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Engenharia Elétrica (Cursos 11 e 41)
Horário: 18h00 às 20h00
Local: Sala FE02 – Prédio da FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
De acordo com o calendário escolar da DAC, não haverá aula e as atividades serão voltadas à avaliação dos cursos nas Unidades de origem e nas Unidades que oferecem disciplinas de serviço, de forma complementar, em horários não coincidentes.
Catálogos de Graduação
Curso 11 – Engenharia Elétrica – Integral – Proposta de currículo 2025
Curso 41 – Engenharia Elétrica – Noturno – Proposta de currículo 2025
Curso 34 – Engenharia de Computação – Integral – Proposta de currículo 2025
Certificado de Estudos
Os Certificados de Estudos são oferecidos aos alunos regulares de graduação da Unicamp, desde que sejam cumpridos os requisitos exigidos, e visam a possibilidade de conclusão de um conjunto de disciplinas integrantes de ramos específicos de conhecimento da engenharia elétrica e da engenharia de computação.
Cada Certificado de Estudos oferecido pela FEEC tem um professor tutor responsável. A FEEC oferecerá os Certificados de Estudo com os respectivos públicos alvos, professores tutores, objetivos, temas e conjuntos de disciplinas descritos a seguir.
Obs.: Quando o estudante for utilizar os créditos relativos às atividades de Estágio, Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão de Curso, deverá encaminhar ao Tutor do Certificado de Estudos o respectivo Relatório para análise.
Veja os Certificados de Estudos
Procedimentos
Para solicitar o Certificado de Estudos, o estudante deve protocolar seu pedido pelo sistema e-DAC, utilizando o assunto “Certificado de Estudos” e citando, no campo de texto, o nome do certificado, o catalogo do qual o certificado faz parte(curso/ano) e as disciplinas foram cursadas para este fim.
Caso seja necessário, a Diretoria Acadêmica(DAC) irá solicitar que a Coordenadoria de Graduação responsável emita um ofício, validando o cumprimento das exigidas.
Constatando o cumprimento das exigências, a DAC emitirá o Certificado e avisará quando o mesmo estiver disponível para a retirada.
Curricularização da Extensão
A curricularização da extensão no curso de Engenharia Elétrica da Unicamp integra atividades de extensão universitária às disciplinas do curso, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos em projetos que beneficiam a sociedade.
Essa iniciativa atende às diretrizes do MEC, que exigem que pelo menos 10% da carga horária total do curso seja composta por atividades extensionistas.
Os alunos podem cumprir essa exigência por meio de disciplinas com extensão incorporada, projetos sociais, parcerias com empresas ou iniciativas voltadas à comunidade. Essas atividades contribuem para o aprendizado prático, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a formação cidadã dos engenheiros.
Teste de Proficiência
Atenção: Proficiência em disciplinas de laboratório – Não é autorizado pela coordenação de curso.
É a verificação de conhecimentos que permite dispensar o estudante de cursar disciplinas obrigatórias ou eletivas de seu currículo pleno.
O estudante pode se submeter ao teste de proficiência apenas uma vez em cada disciplina, desde que não registre nenhuma reprovação ou desistência na disciplina objeto da proficiência. Somente no caso de língua estrangeira, o teste de proficiência pode ser realizado mais de uma vez.
O estudante aprovado no teste terá a disciplina registrada em seu histórico escolar, sendo-lhe concedidos os respectivos créditos.
O Calendário Escolar estabelece dois períodos para inscrição e realização de testes de proficiência, sendo um para as disciplinas de línguas estrangeiras e outro para as demais.
Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo V – Da Avaliação do Aluno na Disciplina, Seção V – Do Teste de Proficiência.
Procedimentos
O estudante deve fazer sua inscrição por do site da DAC, conforme as seguintes instruções:
- Acessar o sistema SIGA
- Verificar as disciplinas oferecidas
- Inscrever nas disciplinas que desejar
ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Estudantes concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas em 2023.
A participação é obrigatória.
Vai concluir a graduação de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação ? Seu curso faz parte das áreas avaliadas neste ano de 2023.
A avaliação se refere ao Ano I do Ciclo Avaliativo.
As inscrições no Enade 2023 começarão no dia 27 de junho e terminarão em 31 de agosto.
Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.
Fique atento aos prazos e às regras dos editais, geralmente publicados entre maio e junho.
Converse com o coordenador do seu curso. Ele é responsável pela sua inscrição.
Na sequência, você precisa fazer um cadastro para responder ao Questionário do Estudante e conhecer seu local de prova.
Consulte as ETAPAS abaixo.
Lista de Inscritos Engenharia Elétrica – Atualizado em 20.10.2023
Lista de Inscritos Engenharia de Computação Hab. AA e AB – Atualizado em 20.10.2023
ENADE
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.
Ingressantes, porém, são dispensados de fazer a prova.
O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País. Os cursos e instituições de educação superior recebem notas de 1 a 5.
ETAPAS
1.Verificar sua inscrição no Sistema Enade
Se você é concluinte de um curso que será avaliado neste ano, confira sua inscrição no Sistema Enade. A sua instituição de educação superior é responsável pela inscrição.
2. Preencher cadastro de informações pessoais
Você precisa fazer o cadastro no Enade para informar:
– data de nascimento;
– e-mail para contato;
– tipo de atendimento, caso precise de recurso de acessibilidade;
– curso para o qual realizará a prova, caso seja concluinte de mais de uma graduação avaliada na edição.
O Sistema Enade fica aberto para cadastro por cerca de quatro meses.
3. Responder ao Questionário do Estudante
O Questionário do Estudante reúne informações para caracterizar o perfil dos alunos e o contexto de sua formação.
O preenchimento completo do Questionário do Estudante é obrigatório. Ele é requisito para você conferir seu local de prova.
O Sistema Enade fica aberto para preenchimento do Questionário por cerca de dois meses. Consulte as datas no edital.
4. Acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição
O Sistema Enade fica aberto para você acessar o Cartão por cerca de três semanas e pode ser visto até o dia da prova.
Para acessá-lo, você precisa ter respondido ao Questionário do Estudante. Ele tem informações importantes:
– número de inscrição;
– data e horário do exame;
– local da prova;
– atendimento e recursos de acessibilidade, se for o caso;
5. Fazer a prova
A prova do Enade é aplicada em um único domingo, em todo o País, nos municípios de funcionamento dos cursos.
O participante tem quatro horas para responder a parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e a parte de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação.
São 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.
Local: definido no Cartão de Confirmação da Inscrição
Tempo de prova: Até 4 hora(s)
O que levar:
- Documento de identificação original, válido e com foto, de acordo com o edital.
- Cartão de Confirmação da Inscrição (não obrigatório, mas recomendado)
6. Solicitar dispensa de prova, se for o caso
A relação de estudantes em situação regular junto ao Enade é divulgada cerca de 30 dias após a aplicação da prova.
Se você não fez a prova e, mesmo assim, respondeu ao Questionário do Estudante, pode solicitar dispensa de prova. Consulte o edital para ver as situações permitidas.
O Sistema Enade fica aberto para solicitação de dispensa de prova por cerca de um mês. Consulte as datas no edital.
7. Consultar o resultado
Os gabaritos preliminares das questões objetivas e os Cadernos de Provas do Enade são divulgados na semana seguinte à aplicação das provas.
O gabarito definitivo e o padrão de resposta das questões discursivas são divulgados cerca de dois meses depois.
O Boletim de Desempenho Individual do Estudante é divulgado cerca de nove meses após a aplicação.
Consulte as datas no edital.
Consulte as informações no Portal do INEP (gabaritos)
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Na página do Enade, no portal do Inep, você pode ver os editais e conferir provas de edições anteriores. Mais informações pelo autoatendimento.
RELATÓRIOS DE CURSO
Consulte os relatórios de qualquer curso e instituição no Sistema do ENADE.
Engenharia Elétrica – Integral (11) – 2019
Engenharia Elétrica – Noturno (41) – 2019
Engenharia da Computação (34) – 2019
PROVAS GABARITOS E PADRÃO DE RESPOSTA DE ANOS ANTERIORES
Engenharia Elétrica – Integral (11 e 41)
2019 – PROVA GABARITO PADRÃO DE RESPOSTA
Engenharia da Computação (34)
2019 – PROVA GABARITO PADRÃO DE RESPOSTA
Exercícios Domiciliares
É o processo em que o estudante pode realizar atividades acadêmicas atribuídas pelo professor como forma de compensar sua ausência às aulas nos devidos casos:
- estudante em estado de gravidez
- estudante enquanto amamentar
- estudante em condições de tratamento médico que o impossibilite de comparecer às aulas
A solicitação de Exercícios Domiciliares pode não ser concedida pelo professor ou pela Coordenadoria do curso no caso de disciplinas com conteúdo prático.
A solicitação de Exercícios Domiciliares é válida para o período previsto no atestado médico. Em caso de necessidade de prorrogação, o estudante deve fazer nova solicitação.
Ocorrendo o afastamento entre 2 (dois) períodos letivos, a matrícula em disciplinas para o período subsequente deve ser efetuada.
Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo V – Da Avaliação do Aluno na Disciplina, Seção XI – Do Regime de Exercícios Domiciliares.
Procedimentos
O estudante deve solicitar via sistema e-DAC – menu Fale com a DAC, juntamente com o atestado médico ainda dentro do período de validade e do período letivo vigente.
Em caso de amamentação, a estudante também deve apresentar cópia da certidão de nascimento da criança.
Cabe à DAC formalizar e encaminhar a solicitação às Unidades de ensino responsáveis pelas disciplinas. O estudante deve entrar em contato com os professores responsáveis pelas disciplinas em que estiver matriculado, para obter informações sobre as atividades.
Acesse o tutorial aqui.
Intercâmbios
A Unicamp possui convênios firmados com Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, a fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, viagens de estudos, palestras e atividades de pesquisa relacionadas a diferentes áreas.
Entre as universidades paulistas, a Unicamp possui convênios com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Deliberação CEPE-A-001/2000 e Deliberação CEPE-A-002/2000
Informações para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais, que desejam realizar intercâmbio na Unicamp:
Intercâmbio Nacional
Estudantes de Universidades com convênio e de outras instituições nacionais que não possuem convênio com a Unicamp podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Estudantil, desde que sigam os procedimentos listados a seguir:
Procedimentos
- Consultar, no Calendário Escolar de Graduação da DAC, o prazo limite para a inscrição como Estudante Especial
- Pesquisar, no Caderno de Horários, as disciplinas oferecidas
- Verificar, na sua própria Instituição de Ensino, quais os procedimentos a serem adotados
- Definir com a Coordenação de seu curso, na Instituição de origem, plano de estudos com as disciplinas de interesse
- Solicitar, na(s) Coordenadoria(s) responsável(eis) pelas disciplinas na Unicamp, autorização para cursar a(s) disciplina(s), portando os seguintes documentos:
- Histórico Escolar atualizado
- Atestado de Matrícula atualizado (ainda que esteja com trancamento do semestre)
- Plano de estudos, aprovado pela Coordenação de seu curso na Instituição de origem
- Carta de Apresentação que comprove a mobilidade estudantil, conforme modelo
- Após a autorização da(s) Coordenadoria(s) na Unicamp, o interessado deverá preencher sua inscrição no SIGA como Estudante Especial e aguardar o resultado de sua solicitação, que será informado por e-mail.
Limite de créditos
No caso de nível de Graduação, o Estudante Especial Intercambista Nacional pode se inscrever em múltiplas disciplinas, não ultrapassando o limite máximo de 24 (vinte e quatro) créditos por período letivo.
Para candidatos à disciplinas de nível de Graduação, não serão aceitas inscrições de Estudante Especiais que tenham sido reprovados 02 (duas) vezes, por nota ou frequência, em uma mesma disciplina, ou 04 (quatro) vezes em disciplinas distintas, não computadas as ocorrências anteriores a 1995.
Iniciação Científica, saiba o que é e por onde começar!
Iniciação Científica
A Iniciação Científica (IC) é a iniciação ao aprendizado do método científico.
Método Científico
O método científico consiste da abordagem de hipóteses com base em evidências. É aplicável a todos os setores do conhecimento. O método científico faz da Ciência uma busca constante de dados e evidências para dar suporte e criar conhecimento. A Ciência está em constante mudança.
Quando começar e requisitos?
Quanto antes, melhor! Há regras nas solicitações de bolsa. Alunos podem fazer IC como voluntários, ou seja, sem bolsa. Não comece nada que você não possa fazer direito. Não seja nine-to-five in Science.
Na FEEC
Estágio Empresa(EE017)
Iniciação Científica (EE015 e EE016)
As submissões dos planos de trabalho e relatório final para as disciplinas EE015 e EE016 (Iniciação científica) e (EE017) sempre serão feitas através do Moodle.
Nome das disciplinas: G_EE015_2023S1 e G_EE016_2023S1 e G_EE017_2023S1
O plano de trabalho deve ser enviado até o dia 07/04/2023
O relatório final deve ser enviado até 28/06/2023
Sobre o Programa de Iniciação Científica na Unicamp
PIBIC – Programa InstitucionaL de Bolsas de Iniciação Científica
O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 400,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses.
Um projeto de Iniciação Científica envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.
PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa tecnológica, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 400,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses. Tendo em vista que a Iniciação Científica visa “iniciar” alunos da graduação na área científica, o PIBITI possui o mesmo objetivo com enfoque tecnológico e inovador.
Um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pode envolver desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, etc.
Iniciação Científica Voluntária
Iniciação Científica pela FAPESP
O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar,
é condição essencial para a concessão da bolsa.
Duração: 1 ano (ou mais)
Orientador: professor ou pesquisador da carreira PQ com bom currículo e com Lattes completo (CNPq) ou súmula curricular comentada (Fapesp).
Há alguma preparação para se fazer IC?
Dependendo da área há disciplinas recomendadas. Há até pré-requisitos em alguns casos. Em geral, a sua motivação e disponibilidade para fazer o trabalho são fundamentais. Orientação, experimentação e material bibliográfico (leitura) são as principais formas de aprendizado.
Aspectos Éticos
Se você não consegue cumprir os aspectos éticos, não faça IC. Se o seu orientador não se preocupa com isso, procure outro.
Há comitês para experimentação animal e experimentação com seres humanos (incluindo você). Um simples questionário pode requerer uma aprovação completa por comitê de ética. Relatórios estão
sujeitos a aspectos éticos. Por exemplo, não se pode fazer cut and past de outros trabalhos, mesmo que sejam do seu orientador ou seus e estejam sendo citados.
Você no laboratório
Respeito é fundamental. – com o sujeito experimental, com o ambiente, com o uso do recurso público, com o pessoal em todos os níveis, com os colegas e superiores e com você.
Preocupe-se em saber sobre o trabalho anterior do (a) orientador (a). Leia os seus trabalhos e faça perguntas para entendê-los melhor. Leitura é fundamental.
IC na área de Engenharia Biomédica
Saiba antes o que vem a ser EB e escolha seu orientador de acordo com a sua área de pesquisa, projetos, CV, e principalmente sua dedicação à ciência. Você pode sim, contribuir também para o início de uma nova linha de pesquisa do laboratório.
Engenharia Biomédica é uma área na qual conceitos e técnicas da Engenharia são utilizados para abordar problemas médicos e biológicos.
Há disciplinas optativas que podem ajudar conhecer melhor a área:
EA- 997- Introdução à Engenharia Biomédica
EA- 097-Técnicas Experimentais em Engenharia Biomédica (LE-16)
Você pode cursar disciplinas de pós-graduação.
Certificado de estudos em Engenharia Biomédica – EA-997 é obrigatória.
Monitoria PAD/PED
Existem dois programas de apoio didático:
Programa de Estágio Docente (PED)
Destinado aos alunos de pós-graduação. É um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.
O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.
Programa de Apoio Didático (PAD)
Destinado aos alunos de graduação. Instituído pela Resolução GR-49/2007, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na Unicamp. O programa é de responsabilidade da PRG e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD.
Suas atividades visam o aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes e deverão ter a supervisão do professor responsável pela disciplina.
PED
As informações sobre inscrição no Programa de Estágio Docente na FEEC constam no Edital de Seleção, bem como informações do cronograma do programa e demais detalhes.
Para acesso ao edital PED da FEEC e demais informações do programa, acesse:
Manuais do SIGA para atuação no PED:
Regulamentação do PED e valor de Bolsa
Projeto de Participação – PED FEEC
Qualquer dúvida deve ser encaminhada para a secretaria de graduação: cgfeec@unicamp.br
PAD
Pré-requisitos para participar no PAD
- Ter sido aprovado ou estar cursando a disciplina pretendida no momento da inscrição.
Transferência Interna e Complementação de Currículo
Damos o nome de Remanejamento Interno ao processo de mudança de um estudante da Unicamp de um curso de graduação para outro.
Transferência Interna ou Remanejamento Interno – Procedimentos
Complementação de Currículo
É o ingresso de portadores de diploma de curso de Graduação para cursar as atividades faltantes à obtenção de um novo diploma em outro curso.
A Complementação de Currículo para estudantes formados pela Unicamp é feita após o processo de Remanejamento Interno, desde que existam vagas e caso tenha completado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos créditos exigidos para o curso pretendido.
Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo VI – Das Vagas Remanescentes, Seções III e IV.
Procedimentos
O estudante formado pela Unicamp deve realizar a inscrição online por meio do portal e-DAC, escolhendo a opção Complementação de Currículo nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar.