Quem somos

O Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial foi criado em 1971, quando o antigo Departamento de Automação da então Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC ) reuniu uma equipe de professores e pesquisadores com formação em Engenharia de Computação e Engenharia de Controle . Mais tarde, o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) foi criado pela FEC, com a intenção de reunir os vários departamentos que desenvolviam atividades semelhantes. Nesta ocasião, o Setor de Informática e Automação (CAI do DEE) originou-se a partir do antigo Departamento de Automação. Em agosto de 1986 a Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) foi criada como resultado da divisão do DEE da antiga FEC, e com o inicio do curso de Engenharia de Computação em 1992(?), ela finalmente passou a se chamar Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Hoje em dia, a FEEC, como uma unidade da UNICAMP, ela exerce atividades de seu domínio de conhecimento nas áreas típicas, como o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. No exercício de tais atividades o DCA conta com 21 docentes todos com doutorado além de pós-doutores(?) dedicados em tempo integral à pesquisa, e tem o suporte de uma equipe de auxiliares administrativos e operacionais. Hoje o DCA é uma unidade da FEEC atuando com ensino, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia de Computação e Engenharia de Automação e Controle. Além disso, a DCA contribui intensamente no curso de graduação de Engenharia de Computação da UNICAMP no qual a FEEC e o Instituto de Computação (IC) , por meio do seu Departamento de Ciência da Computação (DCC) são corresponsáveis ​​. As atividades do DCA de ensino, pesquisa e desenvolvimento têm como elemento básico a ênfase na compreensão dos princípios da Ciência e da Engenharia, isto é: o discernimento com os métodos experimentais , computacionais e analíticos.

Contando atualmente com 21 membros do corpo docente da FEEC, o DCA agrega um conjunto de interesses em pesquisa de ponta, que incluem Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Redes de Computadores, Visão Computacional, Sistemas de Controle, Sistemas Embarcados e Robótica. Uma equipe de pessoal administrativo e operacional também dá apoio às atividades do departamento.

DCA conta com uma infra-estrutura física que inclui o Laboratório de Computação e Automação, um laboratório de pesquisa com 460 m², aberto a todos os seus alunos e pesquisadores de pós-graduação. O departamento também abriga um laboratório de pesquisa especialmente dedicado à área de Computação Bio-inspirada.

A história da DCA começa em 1971. Naquela época, todos os cursos de engenharia da UNICAMP eram abrigados pela FEC - Escola de Engenharia de Campinas. Naquele ano, um grupo de professores com formação em Engenharia de Computação e Engenharia de Controle uniu-se ao Departamento de Automação. Algum tempo depois, o DEE - Departamento de Engenharia Elétrica foi criado para absorver todos os departamentos relacionados à área. Em agosto de 1986, a FEE - Faculdade de Engenharia Elétrica foi criada como resultado da divisão da antiga Escola de Engenharia. Em 1996, a escola recebeu seu nome atual: FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, tendo o DCA como um de seus departamentos.

O corpo docente do DCA é o principal responsável na FEEC pelo curso de Engenharia de Computação, cujo ensino é compartilhado entre a FEEC e o Instituto de Computação - IC da UNICAMP. Também é o principal responsável na FEEC pelas atividades de orientação e pesquisa na área de concentração de Engenharia de Computação da pós-graduação em Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado). Além de pesquisa e ensino, os docentes do DCA têm atividades de vanguarda em projetos de alta tecnologia dentro da universidade, e em projeto de desenvolvimento nos setores público e privado .