Siga a FEEC nas redes sociais:

Quinto Encontro dos Alunos e Docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial

 

Anais

Chamada de Contribuições

As contribuições, de no máximo quatro páginas, devem ser elaboradas em conformidade com os modelos propostos pelo evento (Word, Latex) e submetidas online através do sistema IESS até 02/04/2012, às 24:00h.

Datas Importantes

  • O mais cedo possível (até 02/04/2012): Registro dos trabalhos
  • 02/04/2012: Prazo final de submissão dos trabalhos
  • 26 e 27/04/2012: V EADCA

Palestras Convidadas

Nesta quinta edição, serão convidados três professores para compartilhar conosco suas experiências acadêmicas e administrativas.

Comissão Organizadora

  • Profa. Alice Tokarnia
  • Prof. Eduardo Valle
  • Prof. Romis Attux
  • Profa. Wu, Shin-Ting

Local do Evento

  • Sala da Congregação, FEEC, Unicamp
    Avenida Albert Einstein nº 400

Contatos

Em caso de dúvida, favor contactar um dos membros da Comissão Organizadora

  • Profa. Alice Tokarnia (tokarnia att dca.fee.unicamp.br)
  • Prof. Eduardo Valle (dovalle att dca.fee.unicamp.br)
  • Prof. Romis Attux (attux att dca.fee.unicamp.br)
  • Profa. Wu, Shin-Ting (ting att dca.fee.unicamp.br)

26 de Abril de 2012: Sala da Congregação

9:00 – 9:40Abertura Oficial
9:40 – 10:00Coffee Break
10:00 – 11:00
Palestra Convidada
Alan Turing, do Enigma ao Problema da Parada
Palestrante: Prof. Walter CarnielliResumo: Alan Mathison Turing nasceu em Londres em 1912 e viveu menos de 42 anos. Nesse tempo, consolidou as bases da moderna ciência da Computação, com enorme influência inclusive na Filosofia da Matemática e da Lógica. Durante a Segunda Guerra Mundial Turing trabalhiou secretamente em Bletchley Park, o famoso centro de ceiptografia do governo britânico e criou métodos matemáticos que ajudaram a quebrar o código da máquina “Enigma”, poderosa arma de guerra alemã. Turing trabalho ainda em química, lançando as bases matemáticas da morfogênese com suas equações de reação-difusão. Apesar de que sua ajuda tenha sido decisiva para que os aliados vencessem a guerra, Turing foi condenado por homessexualidade, crime na sociedade vitoriana, o que contribuiu para seu fim trágico.

Currículo Resumido:

Graduado e licenciado em Matemática pela UNICAMP (1976), especialização em Filosofia da Ciência pela UNICAMP(1981), doutorado em Matemática pela UNICAMP (1982), tem pós-doutorado pela University of California (1985), pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1990) e pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, como bolsita da Fundação Alexander von Humboldt.
Atualmente é Professor Titular do Departamento de Filosofia da UNICAMP e Diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História a Ciência (CLE), cargo que já ocupou pos dois outros mandatos. e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1.
É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas, membro do SQIG – Security and Quantum Information Group (IST,Lisboa, Portugal), da Deutsche Vereinigung für Mathematische Logik und für Grundlagenforschung der Exakten Wissenschaften (DVMLG), da Association for Symbolic Logic e de diversas sociedades científicas internacionais
Pesquisa e ensina na área de Lógica/Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: fundamento dos sistemas da lógica contemporânea, lógica e fundamentos da computação semânticas formais, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica. Presidiu a Sociedade Brasileira de Lógica por dois mandatos, e fundou o GT de Lógica da ANPOF, o qual coordenou por vários anos.
É autor de quase uma centena de artigos científicos e diversos livros, entre eles “Computabilidade, Funções Computáveis, Lógica e os Fundamentos da Matemática”, Editora UNESP, 2006 (ganhador do Prêmio jabuti, 3. lugar, com Richard L. Epstein), versão brasileira de “Compuitability: Computable Functions, Logic, and the Foundations of Mathematics” (Wadsworth, 1988 e Advanced Reasoning Forum, 2008), livro adotado por cerca de 40 universidades americanas, asiáticas e européias. É também co-autor de “Modalities and Multimodalities”, Springer 2008, com C. Pizzi.

 

11:00 – 11:20Coffee Break
11:20 – 12:20
Sessão Técnica: Engenharia de Software e RedesChair: Prof. Eleri Cardozo
Integrando Elementos de Múltiplos Modelos com um Metamodelo de Perfis de Capacidade de Processo

Edgar L. Banhesse, Clênio F. Salviano (Co-Orientador) e Mario Jino (Co-Orientador)
Sistema de análise tática para a modalidade paraolímpica Goalball explorando processamento paralelo

Enrique Pimentel Leite de Oliveira e José Mario De Martino (Orientador)
Identificação de atividades maliciosas através do comportamento de execução de malware no nível de rede e do sistema operacional. Biocrowds

André Ricardo Abed Grégio, Paulo Lício de Geus (Co-Orientador) e Mario Jino (Co-Orientador)
12:20 – 14:00Almoço
14:00 – 15:00
Palestra Convidada
Além dos bits e bytes: coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais no século XXI
Palestrante: Prof. Anderson de Rezende RochaResumo: Criminalística de Documentos. Alguns desses temas dizem respeito à coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais por meio de técnicas de aprendizado de máquina e visão computacional. Apresentarei também o emergente campo de pesquisas denominado análise forense de documentos digitais (e.g., imagens e vídeos) para verificação de sua autenticidade e integridade. Basicamente, focarei em quatro sub-áreas de pesquisa: a identificação da câmera que originou uma determinada imagem ou vídeo, a distinção entre imagens naturais e imagens geradas em computador, a identificação de adulterações em documentos digitais e a determinação do histórico de operações sofridas por um objeto digital e sua relação com outros objetos correlatos (filogenia digital). Com relação à identificação da origem de uma imagem ou vídeo, o objetivo é identificar o modelo particular de uma câmera ou filmadora, ou a câmera exata utilizada para capturar uma determinada imagem ou vídeo classificado como potencial evidência. O objetivo da distinção entre imagens naturais e imagens geradas em computador é apontar características que possam permitir a identificação de imagens sintéticas quando comparadas a imagens naturais (não geradas em computador). O objetivo da detecção de adulterações em documentos é estabelecer a autenticidade dos mesmos, ou expor quaisquer tipos de adulterações sofridas. Finalmente, o objetivo da filogenia digital é a determinação da estrutura de modificações sofridas por um conjunto de objetos digitais (e.g., imagens e vídeos) e a construção da árvore filogenética relacionando tais elementos. Sempre que possível, darei ênfase a resultados conseguidos pelo nosso grupo de pesquisa no IC/Unicamp.

Currículo Resumido:

Anderson de Rezende Rocha é professor no Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2003. Concluiu o mestrado (2006), doutorado (2009) e Pós-Doutorado (2009) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na área de Ciência da Computação e tem interesse em problemas relacionados à Análise Forense de Documentos, Técnicas de Identificação Humana, Categorização e Recuperação de Imagens Baseado em Conteúdo, Análise de Padrões e Aprendizado de Máquina para Dados Complexos. Tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes em Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Computação Forense tais como IEEE Intl. Conference on Computer Vision (ICCV), IEEE Intl. Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR), IEEE Intl. Workshop on Applications of Computer Vision (WACV) e IEEE Intl. Workshop on I nformation Forensics and Security. Em 2011, foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É membro eleito do IEEE Information Forensics and Security Technical Committee (IFS-TC) e co-organizador geral (co-general chair) do IEEE Intl. Workshop on Forensics and Security (WIFS) 2011. Em 2011, foi escolhido como um ”Microsoft Research Faculty Fellow” um reconhecimento acadêmico promovido pela Microsoft Research. Finalmente, é atualmente coordenador do projeto Jovem Pesquisador FAPESP intitulado: Computação Forense e Criminalística de Documentos: Coleta, Organização, Classificação e Análise de Evidências.

 

15:00 – 15:20Coffee Break
15:20 – 16:40
Sessão Técnica: Sistemas InteligentesChair: Carlos Renato Belo Azevedo (representante do Capítulo Estudantil da Computer Intelligence Society)
Otimização Multimodal Baseada em Clusterização

Paulo Sérgio Prampero, Levy Boccato e Romis Attux (Orientador)
Métodos de Clusterização para SCA

Rodrigo Silva, Everton Z. Nadalin, Romis Attux1 (Orientador)
Uma Discussão acerca das Contribuições de Alan Turing à Área de Redes Neurais Artificiais – Parte I: Aspectos Introdutórios

Levy Boccato, Everton Schumacker Soares, Marcos Maurício Lombardi Pellini Fernandes, Diogo Coutinho Soriano e Romis Attux (Orientador)
Uma Discussão acerca das Contribuições de Alan Turing à Área de Redes Neurais Artificiais – Parte II: Desorganização Revisitada

Levy Boccato, Everton Schumacker Soares, Marcos Maurício Lombardi Pellini Fernandes, Diogo Coutinho Soriano e Romis Attux (Orientador)
16:40 – 17:00Coffee Break
17:00 – 18:20
Sessão Técnica: Sistemas Inteligentes e ControleChair: Prof. Maurício Magalhães
Comparação e criação de diagramas de antena phased array linear utilizando três métodos diferentes de otimização

Pompeo, B.S., do Val, J.B.R (Co-Orientador), Mendes, R.S. (Co-Orientador)
Extreme Learning for Evolving Hybrid Neural Network

Fernando Bordignon e Fernando Gomide (Orientador)
Comparação Preliminar de Desempenho entre Extreme Learning Machines e Perceptons de Múltiplas Camadas

Marcos Fernandes, Levy Boccato, Hugo Valadares Siqueira, Romis Attux (Orientador), Fernando José Von Zuben (Co-Orientador) e Christiano Lyra Filho (Co-Orientador)
SOAR: Mecanismos Sub-Simbólicos

Danilo Fernando Lucentini , Ricardo Gudwin (Orientador)

 

27 de Abril de 2012: Sala da Congregação

9:00 – 10:00
Palestra Convidada
Da Recuperação da Informação à Translação do Conhecimento
Palestrante: Prof. Ivan L. M. RicarteResumo: Há cerca de 60 anos o termo Recuperação da Informação foi criado por Calvin Mooers para descrever a aplicação de computadores na indexação e busca de informação não-numérica. Um dos conceitos centrais da área é o de relevância, que está presente na própria concepção desses sistemas, que devem “recuperar documentos ou textos com conteúdo de informação que é relevante para a necessidade informacional de um usuário”. Com o grande volume de documentos disponíveis em rede atualmente, como identificar a informação relevante? Nesta palestra, faremos uma revisão sobre a aplicação desse conceito na área de Recuperação da Informação e estabeleceremos sua relação com a Translação do Conhecimento, termo associado ao processo de levar à população os benefícios do conhecimento gerado em pesquisas.

Currículo Resumido: Ivan Luiz Marques Ricarte fez o curso de Engenharia Elétrica e o Mestrado em Engenharia Elétrica na UNICAMP, o doutorado em Engenharia Elétrica na University of Maryland at College Park, nos Estados Unidos, e pós-doutorado na McGill University, no Canadá. É Professor Associado da FEEC-UNICAMP e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SiNAES) do Ministério da Educação e Cultura. É autor do livro Introdução à Compilação (2008) e coautor do livro Prontuário do Paciente, a ser lançado em 2012.

 

10:00 – 10:15Coffee Break
10:15 – 11:15
Sessão Técnica: Processamento de Expressões FaciaisChair: Prof. José Raimundo de Oliveira
Formalismo, implementação e avaliação de um sistema de transcrição para gerar conteúdo em língua de sinais em ambiente virtual

Wanessa Machado do Amaral e José Mario De Martino (Orientador)
Personagem 3d sinalizador de Libras com ênfase em expressões faciais

Juliano Renato S. Bezerra e José Mario De Martino (Orientador)
Animação Facial Expressiva para Agentes Virtuais Personificados

Paula D. Paro Costa e José Mario De Martino (Orientador)
11:15 – 11:30Coffee Break
11:30 – 12:50
Sessão Técnica: Processamento Digital de Sinais e de ImagensChair: Prof. Clésio L. Tozzi
Optimal Linear Filtering over a Galois Field: Equalization and Prediction

Denis Fantinato, Daniel Guerreiro e Silva, Romis Attux (Orientador), Rafael Ferrari (Co-Orientador), Leonardo Tomazeli Duarte (Co-Orientador), Ricardo Suyama (Co-Orientador), Jugurta Montalvão Filho (Co-Orientador), Aline de Oliveira Neves (Co-Orientador) e João Marcos Travassos Romano (Co-Orientador)
Registro de Imagens Médicas por Maximização de Informação Mútua

Augusto C. Valente e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
Detecção de ataques de spoofing em sistemas de autenticação de faces que utilizam webcams

Tiago de Freitas Pereira e José Mario De Martino (Orientador)
Classificação Interativa de Imagens Médicas via Função de Transferência

José Elías Yauri Vidalón e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
12:50 – 14:00Almoço
14:00 – 15:20
Sessão Técnica: Computação GráficaChair: Prof. Léo P. Magalhães
Ambiente Interativo em Tempo Real para Visualização de Risers Rígidos

Rafael Guimarães Ramos e José Mario De Martino (Orientador)
Simulação da dinâmica de tecidos de pano em tempo real

Matias Costa e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
Visualização Multimodal Interativa

Lionis de Souza Watanabe e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
Brep: uma ponte entre dados volumétricos e visualização interativa

Wallace Loos e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
15:20 – 15:40Coffee Break
15:40 – 17:00
Sessão Técnica: Codificação e CriptografiaChair: Prof. Wagner Amaral Caradori
Qualificação de Autômatos Celulares em operações criptográficas

Mauro Tardivo Filho e Marco Aurélio Amaral Henriques(Orientador)
Criptoanálise de Cifrador de Blocos Simplificados usando Redes Neurais Artificiais

Moisés Danziger e Marco Aurélio Amaral Henriques (Orientador)
Criptossistemas baseados em curvas elípticas e seus desafios

Leandro Aparecido Sangalli e Marco Aurélio Amaral Henriques (Orientador)
Aspectos de segurança da computação em nuvem

Mateus J. Figueiredo Lara e Marco Aurélio Amaral Henriques (Orientador)
17:00Encerramento

 

Links Rápidos

Serviços DCA FEEC

Acesse rapidamente as principais informação sobre o DCA – FEEC.