Siga a FEEC nas redes sociais:
DCA

As atividades do DCA de ensino, pesquisa e desenvolvimento têm como elemento básico a ênfase na compreensão dos princípios da Ciência e da Engenharia, isto é: o discernimento com os métodos experimentais , computacionais e analíticos.

O INÍCIO

O Departamento de Engenharia de Computação e Automação foi criado em 1971, quando o antigo Departamento de Automação da então Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC) reuniu uma equipe de professores e pesquisadores com formação em Engenharia de Computação e Engenharia de Controle.

Mais tarde, o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) foi criado pela FEC, com a intenção de reunir os vários departamentos que desenvolviam atividades semelhantes. Nesta ocasião, o Setor de Informática e Automação (CAI do DEE) originou-se a partir do antigo Departamento de Automação. Em agosto de 1986, a Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) foi criada como resultado da divisão do DEE da antiga FEC. Com o inicio do curso de Engenharia de Computação em 1992, ela finalmente passou a se chamar Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).

Hoje em dia, a FEEC, como uma unidade da UNICAMP, exerce atividades de seu domínio de conhecimento nas áreas típicas, como o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.

ESTRUTURA

Contando atualmente com 21 membros do corpo docente da FEEC, o DCA agrega um conjunto de interesses em pesquisa de ponta, que incluem Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Redes de Computadores, Visão Computacional, Sistemas de Controle, Sistemas Embarcados e Robótica. Uma equipe de pessoal administrativo e operacional também dá apoio às atividades do departamento.

DCA conta com uma infra-estrutura física que inclui o Laboratório de Computação e Automação, um laboratório de pesquisa com 460 m², aberto a todos os seus alunos e pesquisadores de pós-graduação. O departamento também abriga um laboratório de pesquisa especialmente dedicado à área de Computação Bio-inspirada.

ATUALMENTE

No exercício de tais atividades o DCA conta com 21 docentes, todos com doutorado, além de pós-doutores dedicados em tempo integral à pesquisa, e tem o suporte de uma equipe de auxiliares administrativos e operacionais.

Hoje, o DCA é uma unidade da FEEC atuando com ensino, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia de Computação e Engenharia de Automação e Controle. Além disso, a DCA contribui intensamente no curso de graduação de Engenharia de Computação da UNICAMP, no qual a FEEC e o Instituto de Computação (IC), por meio do seu Departamento de Ciência da Computação (DCC) são corresponsáveis​​.

CORPO DOCENTE

O corpo docente do DCA é o principal responsável na FEEC pelo curso de Engenharia de Computação, cujo ensino é compartilhado entre a FEEC e o Instituto de Computação – IC da UNICAMP. Também é o principal responsável na FEEC pelas atividades de orientação e pesquisa na área de concentração de Engenharia de Computação da pós-graduação em Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado). Além de pesquisa e ensino, os docentes do DCA têm atividades de vanguarda em projetos de alta tecnologia dentro da universidade, e em projeto de desenvolvimento nos setores público e privado .

Links Rápidos

Serviços DCA FEEC

Acesse rapidamente as principais informação sobre o DCA – FEEC.