Siga a FEEC nas redes sociais:

Apoio

Chefe: Leandro Tiago Manera
Telefone: (19) 3521-3727 – Enviar e-mail – Localização: Sala 202 Bloco A

Vice-chefe: Gilmar Barreto
Telefone: (19) 3521-3817 – Enviar e-mail – Localização: Sala 202 Bloco A

Secretaria: Jaqueline Bisson Ercolini Lopes
Telefone: (19) 3521-3707 – Enviar e-mail – Localização: Sala 215 Bloco A

Docentes

Físicos

Alfredo C. Peterlevitz
Fone: (19) 3521-3879 – Enviar e-mail – Localização: bl. G2, LE-02G

Audrey Roberto Silva
Fone: (19) 3521-3880 – Enviar e-mail – Localização: Bloco G2 Sala LE-01G

Pesquisadores Colaboradores

Fábio Coutinho Antunes

Francisco Ubaldo Vieira Junior

José Enrique Eirez Izquierdo

Leandro da Conceição

Manuel Jonathan Pinzón Cárdenas

Paulo David Battaglin

Raphael Ronald Noal de Souza

Rodolfo Castanho Fernandes

Rogério Bastos Quirino

Sérgio Varga

Valter Salles do Nascimento Junior

In Memoriam

Prof. Dr. Vitor Baranauskas
Vitor era Professor Titular da FEEC/DSIF, tendo se graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica (1975) e em Física pelo Instituto de Física da USP (1976). Era Mestre (1979), Doutor (1982) e Livre Docente (1991) em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Foi Professor Conferencista no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (1985) e Professor Visitante na University of Oxford, (2001-2002). Realizou a Cátedra Unicamp-Santander nas Universidades Complutense de Madri e Politécnica de Madri (2006-2007). Participava da comunidade científica internacional em nanotecnologia, conselheiro da ICNT (International Conference on Nanoscience and Technology), da ICPEPA (International Conference on Photo-Excited Processes and Applications), entre outras. Desenvolveu e orientou pesquisas de base e interdisciplinares em temas como: interação da radiação eletromagnética com sistemas biológicos, tecnologia do diamante e nanopartículas, desenvolvimento de próteses ósseas e de cartilagem com polímeros misturados com nanopartículas, sensores de silício poroso e óxidos transparentes, microscopia de tunelamento e força atômica. Era Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi autor de centenas de artigos científicos e detentor de diversas patentes. Orientou mais de 40 mestrados e 20 doutorados. Deixa, assim, um grande legado acadêmico para a Unicamp e o Brasil.

Prof. Dr. Furio Damiani
Furio Damiani foi docente da FEEC/DSIF desde 1974. Aposentou-se como Professor Associado em 2011 e continuou a desempenhar suas atividades como Professor Colaborador da FEEC. Foi um dos precursores da microeletrônica nacional. Ajudou a estruturar a Faculdade de Engenharia Elétrica e, no então Laboratório de Eletrônica e Dispositivos (LED), projetou e construiu um implantador de íons. Empenhou-se em atividades de laboratório e compartilhava com alunos e amigos os seus conhecimentos e novidades que envolviam engenharia e física. Participou de quatro projetos de pesquisa na área de projetos de circuitos integrados que resultaram em acesso a pacotes de softwares industriais, abertos aos alunos de graduação e pós-graduação (Mentor Graphics e Synopsys). Foi fundador do Laboratório de Computação Aplicado a Engenharia Elétrica LCAEe, Chefe do Departamento de Semicondutores Instrumentos e Fotônica nos períodos de 1991-1995, 1996-1997 e 2001, membro da Comissão de Pós-graduação da FEEC, membro examinador da CPP-I desde 1999, Coordenador Associado do Núcleo de Informática na Comunicação Sonora (NICS) e Membro de seu Conselho e foi assessor ad-hoc da FAPESP. Falecido em janeiro de 2016, Furio, que nos brindou com sua presença e ajudou a construir a Unicamp, deixa suas marcas e saudades…

Prof. Dr. Edson Moschim
O Prof. Edson Moschim foi Professor Titular na FEEC/Unicamp. Possuía graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), Santos, SP (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP (1983) e doutorado em Optoeletrônica pela Université Paris-Sud, Orsay, França (1989). Durante 3 anos (1982-1985) trabalhou na FEEC como engenheiro pesquisador do CPqD, através da Fundação Tropical de Pesquisa (Fundação André Tosello), atuando no ELO 34 – primeiro sistema de comunicações digitais por fibras ópticas, brasileiro, de 480 canais ( 34Mb/s). Obteve, junto com a equipe, o prêmio “Melhores da Tecnologia 1984”. Foi professor da FEEC desde 1985 e obteve o título de Professor Titular em 2004. Foi candidato a Reitor para a gestão 2005-2009, sendo o terceiro da lista tríplice. Passou 4 meses na Escola Politécnica de Madrid como Professor Convidado através da Cátedra Santander. Publicou mais de 300 trabalhos técnicos em congressos internacionais e nacionais, revistas especializadas nacionais e internacionais, relatórios técnicos e de pesquisa e teses de mestrado e doutorado. Foi o mentor do software LightSim, um dos primeiros softwares, a nível mundial, de simulação de sistemas ópticos. Orientou quase 100 alunos (mestrado, doutorado e iniciação científica). Ministrou mais de 70 disciplinas (aproximadamente 30 diferentes) nos cursos de pós-graduação e graduação da UNICAMP. Foi paraninfo e professor homenageado várias vezes de turmas formandas na UNICAMP. Tinha experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicações ópticas, tecnologia fotônica, software educacionais, sistemas de comunicação, eletromagnetismo, sensores à fibras ópticas, simulação sistêmica e educação pela internet. Foi ganhador de diversos prêmios e medalhas. Teve grande atuação social, sempre apoiando entidades e pessoas. A porta da sua sala na FEEC permanecia sempre aberta e recebia a todos com igual atenção, o que fez dele uma pessoa muito querida.

Prof. Dr. Sérgio Santos Mühlen
O Professor Sérgio Santos Mühlen fez sua graduação em Engenharia Elétrica (1982) e mestrado em Engenharia Elétrica (1985) na área de Engenharia Biomédica na FEEC/UNICAMP, concluiu seu doutorado em 1989 (Doctorat-ès-Sciences pela École Nationale d’Electricité et Mécanique, do Institut National Polytechnique de Lorraine, França) também na área de Engenharia Biomédica. Realizou pós-doutorado na McGill University (2007) em Montreal (Canadá) e na École Centrale de Lyon, França (2010). Iniciou sua carreira na FEEC em 1990 sendo contratado como Professor Doutor. Aposentou-se como Professor Associado (MS-5.3) tendo feito o Concurso de Livre-Docência em 2003. Atuou sempre como docente do então Departamento de Engenharia Biomédica (DEB) da FEEC, com atividades de ensino, pesquisa e orientação em equipamentos médico-hospitalares, ultrassom de potência, engenharia clínica e gerenciamento de riscos e recursos hospitalares, interferência eletromagnética na área da saúde, efeitos biológicos de radiações.
Foi Chefe do DEB/FEEC e foi Diretor do Centro de Engenharia Biomédica (CEB/Unicamp). Fora da Unicamp, foi bastante ativo na Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), tendo sido seu Vice-Presidente e Presidente, entre outros cargos diretivos. Ocupava a Presidência do CORAL – Conselho Latino Americano para Engenharia Biomédica, com mandato que expiraria em 2022. Aposentou em 2017, tendo continuado a colaborar como Professor Colaborador na FEEC em pesquisas na área de Eng. Biomédica. Professor com excelente didática. Será certamente lembrado com carinho por todos da FEEC e da área de Engenharia Biomédica.

Links Rápidos

Serviços DEEB FEEC

Acesse rapidamente as principais informação sobre o DEEB – FEEC.